quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Delegação de Recife visita Potsdam e Bautzen, na Alemanha


De 03 a 10 de setembro, uma delegação de Recife, PE, visitará  as cidades de Potsdam e  Bautzen, na Alemanha, com objetivos claramente definidos:

a) Conhecer as atividades para explorar e aprender as formas de preservação do patrimônio histórico-cultural no Estado de Brandenburgo, tendo como referência a cidade imperial de Postdam, bem como na cidade de Bautzen, na região de Dresden, no Estado da Saxônia.
b) Trocar experiências relacionadas à proteção do patrimônio, gestão de sites históricos, impacto turístico, politicas de integração Brasil-Alemanha, detecção de campos e projetos de cooperação entre os Estados de Brandenburgo e Pernambuco, respectivamente, instituições nesses Estados (p.ex. SPSG – Fundação dos Castelos e Parques Prussianos). 
Convidados
A idéia geradora desta delegação foi o evento no dia 08 de março de 2012 que teve como tema "Gestão e Inovação do Patrimônio Cultural Alemão: 350 anos da fundação - Dr.-Gregorius-Mättig-Stiftung, realizado no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Recife, contando com a presença de mais de 100 participantes.
O palestrante convidado foi o Dr. Uwe Koch, Diretor do Departamento de Museus, Tombamento Histórico e Preservação de Monumentos de Brandenburgo e Presidente da fundação - Dr.-Gregorius-Mättig-Stiftung.
Considerando o ano “Alemanha + Brasil 2013-2014” com o lema “Quando ideias se encontram”, esta delegação está alinhada com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, criando maior visibilidade à cooperação e incentivar novas parcerias.
É interesse do Governo de Brandenburgo, da cidade de Bautzen assim como a Fundação Mättig que os convidados representassem as Instituições das mais variadas esferas públicas e privadas de Pernambuco considerando a proximidade e a relação histórica entre Pernambuco, Brasil e Alemanha.
São eles:
  1. Representante do governo federal em Pernambuco na preservação do patrimonio – IPHAN, Frederico Almeida ;
  2. Fundação privada inciada pela personalidade Pernambucana de projeção internacional,  reconhecida na Alemanha e representando o orgão representativo de todos os museus de Pernambuco – FORUM DOS MUSEUS PERNAMBUCO - FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE, Gilberto Freyre Neto;   
  3. Instituto privado com grande acervo histórico Brasil/Alemanha  - INSTITUTO RICARDO BRENNAND, Leonardo Dantas Silva;
  4. Palácio Joaquim Nabuco, representante do legislativo – ALEPE, Cynthia Barreto;
  5. Museum Estadual– MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO, Margot Monteiro.
Esta delegação será acompanhada pelo representante do governo da Alemanha em Recife, Sr. Thomas Wülfing - Cônsul Geral.
Na qualidade de representante da fundação - Dr. Gregorius-Mättig-Stiftung, Dr. Rainier Michael.  
Fundação Gregorius Mättig de Phillip Melanchton passando por Caspar Peucer, até Gregorius Mättig  - a herança e o legado humanísticos signigicativos de Bautzen e Saxônia.

Também o Prof. Henning Fülbier, por nove anos supervisor do Ensino da Língua Alemã em Escolas de II Grau no RS, SC e PR e comentarista do programa AHAI, desde janeiro diretamente de Berlim, recebeu convite para se integrar à Delegação.


Breve História
A reforma Protestante constituiu uma das rupturas históricas mais significativas na virada para a Era Moderna. Alem de Martinho Lutero, foi sobretudo Phillip Melanchton(1497-1560) quem, como sábio humanista, reitor da Universidade de Wittenberg, influenciou o desenvolvimento da educação moderna, na Alemanha, motivo pela qual era chamado também de „Praeceptor Germaniae“ – o professor da Alemanha.
O genro de Melanchton, Caspar Peucer(1525-1602), originário de Bautzen, empenhou-se, como reitor da Universidade e como sábio universal, em preservar e dar continuidade à valiosa herança de seu sogro numa época de crescentes tensões políticas e conflitos de fundo religioso.
Através dele, sua cidade natal mantinha uma parcela essencial ao desenvolvimento intelectual influenciando não apenas a região mas com reflexos em toda a Saxônia.
Impulsos para o sistema educacional, desenvolvimento do legado humanista,  manutenção do patrimonio histórico cultural apoiados e mantios por mais de três séculos foram dados pelo sobrinho de Caspar Peucer, o médico e político munipal, Gregorius Mättig (1585-1650), que promoveu, de forma permanente, o ambiente educacional na região de Oberlausitz na Saxônia através de suas fundações.
Uma herança e um legado com os quais a fundação Dr.-Gregorius-Mättig-Stiftung,  mantem o seu compromisso até hoje com a liderança dos descendente, Dr. Uwe Koch – Alemanha e Dr. Rainier Michael – Brasil, Sr. Peter Eugenne Lissack - Bélgica,  dentre outras personalidades e instituições apoiadoras na Alemanha e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário