terça-feira, 28 de agosto de 2012

Plano Brasil Criativo começa a ser finalizado


  27 DE AGOSTO DE 2012

Em desenvolvimento desde 2011, proposta procura identificar experiências de sucesso, gargalos e dificuldades de acesso financiamentos em áreas como teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual, animação, games, design, arquitetura, moda e gastronomia
A partir desta segunda-feira (27/8), representantes de diversos segmentos criativos brasileiros reúnem-se para finalizar o Plano Brasil Criativo (PBC). O início dos trabalhos será marcado por cerimônia aberta pela ministra da Cultura Ana de Hollanda e contará com a presença do secretário-executivo do Ministerio da Cultura, Vitor Ortiz, e da secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão.
O plano que está sendo desenvolvido desde o início de 2011, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, propõe a integração de políticas e programas de diferentes setores de governo. O objetivo é fortalecer a Economia Criativa Brasileira e inserir os segmentos criativos nas estratégias governamentais para o desenvolvimento do país.
No encontro devem ser discutidos e avaliados diagnósticos acerca dos marcos legais e políticas públicas de fomento ao setor. “Junto com os criativos, vamos identificar experiências de sucesso, gargalos, dificuldades de acesso aos financiamentos; ver o que pode ser superado por meio da adequação ou criação de marcos legais”, explica Cláudia Leitão.
Estarão presentes 21 representantes de setores como teatro, circo, dança, música, artes visuais, audiovisual, animação, games, design, arquitetura, moda e gastronomia. Na interlocução com dirigentes e técnicos do MinC, os participantes abordarão questões que exijam soluções relativas à esfera federal de poder.
As dificuldades apontadas serão sistematizadas para compor uma cartilha de orientação dirigida aos entes estaduais e municipais.
Conta Satélite da Cultura – O Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham na criação da Conta Satélite de Cultura, ferramenta que vai sistematizar informações sobre as atividades econômicas relacionadas aos bens e serviços culturais, como emprego, investimentos e consumo. O objetivo é mensurar a contribuição da Cultura para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Anualmente, o IBGE faz um levantamento para identificar a participação dos setores produtivos na formação da riqueza nacional – o PIB – considerando três grandes segmentos (Indústria, Serviço, Agropecuário).
“Queremos identificar e quantificar a participação da Cultura na geração de emprego e renda para o país”, explica o diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia Criativa, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira. A proposta é que até 2014 a conta esteja instituída. As informações geradas vão subsidiar as políticas públicas para o campo cultural.
*Com informações do site do MinC
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