sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Assentados do Médio São Francisco mostram a força da produção dos assentados sertanejo na Semiárido Show



Publicado dia 23/10/2015

Com 50 associações de assentamentos da reforma agrária participaram como expositores da maior feira da agricultura familiar do Nordeste. Trabalhadores rurais assentados dos municípios de Petrolândia, Lagoa Grande, Ouricuri, Petrolina, Tacaratu, Jatobá, Santa Maria da Boa Vista, e Floresta, expõem seus produtos na Feira SemiáridoShow , que se realizou/realiza entre 20 a 23 de outubro , em Petrolina.

Ao conhecer o estande da reforma agrária o visitante percebia a força e perseverança do assentado sertanejo que expunha e comercializava desde mudas de arvores nativas da região, artesanato, frutas, cortes de caprinos e ovinos a ovos de galinha caipira. O trabalhador José Cosme de Farias, do assentamento Ouro Verde, município de Lagoa Grande, é um exemplo. Ele gastou uma hora de viagem só para apresentar e vender sua produção de uvas de mesa e melancia, " venho em todas as edições do Semiarido Show pra demonstrar as minhas uvas e aumentar minha rede de contato e meu canal de vendas" explica.

José Cosme conta que comercializa seus produtos no mercado local através de feiras e nacional por meio de vendas ao atravessador, com isso ele garante uma renda mensal superior a três salários mínimos." no ouro verde temos 1,4 hectare de área irrigada com uva por unidade familiar, lá cultivamos a Benitaka comum e melhorada, e uva Itália melhorada e na área de sequeiro culturas de subsistência: melancia, feijão e macaxeira apenas nos períodos de chuva" acrescenta.

Casa de mel

Participa da feira uma organização de oito famílias do assentamento São João do Ouricuri, município de Ouricuri. a representante da associação Maria Laudecy de Jesus expunha o mel de abelha italiana puro e o mel com favo colhido nas mesmas colmeias. Laudecy explicou que o mel é mais um gerador de renda das famílias assentadas: " devido a seca não conseguimos uma produção de mel o ano todo, mas mesmo nos períodos intermitentes conseguimos um rendimento médio nos meses de produção de R$ 2 mil reais mensal por unidade produtora" afirma.

Com uma produção escalonada do mel, as famílias assentadas do são joão têm como atividade principal a criação de animais de pequeno porte: ovino e caprinos, que são criados de forma extensiva na caatinga, mas Laudecy explicou que já está sendo visto junto a prestadora de assistência técnica uma unidade de beneficiamento associada a casa do mel: " já conversamos com os nossos técnicos de Ater que queremos um projeto para fazer sabonetes e cremes da produção que não pode ser consumida" acrescenta.

Diversidade

No estande também podem ser encontrados mudas de plantas nativas da caatinga produzidas em viveiros nos assentamentos: umbuzeiro, aroeira, umburana, xiquexique, juremas, pau ferro, vindo do assentamento Cidadania, município de Jatobá, bem como fruteiras que foram enxertadas para se adequarem ao clima do semiárido, artesanato sustentável, como o caso do PA Milagres, no município de Oricuri, que reciclaram as garrafas pet dos lixos e transformaram em bonecas artesanais e está gerando renda ao grupo.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário