quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Incra/AC fiscaliza contrato de assistência técnica na Reserva Extrativista Chico Mendes



Publicado dia 28/10/2015
 
A Superintendência Regional do Incra no Acre está levando aos locais mais isolados do Estado - como a Reserva Extrativista Chico Mendes -, a ação de fiscalização da aplicação dos recursos públicos nos serviços em Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) aos beneficiários da reforma agrária.
 
Nos últimos dez dias essa ação de fiscalização dos serviços de ATES foi realizada na parte da reserva localizada nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri, representando para os técnicos do Incra/AC um percurso de mais de 200 quilômetros em ramais precários, em meio a chuva, poeira, sol e longas caminhadas pra chegar as casas dos beneficiários da reforma agrária.
 
Quem atua na área dos três municípios é a prestadora Pesacre, que foi contratada pelo Incra/AC para levar os serviços de ATES às famílias reconhecidas pela autarquia como habitantes da reserva. As 49 famílias selecionadas pelo sistema de ATES foram entrevistadas em suas residências, esclarecendo como os serviços estão chegando até as comunidades.
 
Além de confirmar a prestação do serviço, o objetivo do Incra com a atividade é a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários da reforma agrária, com aumento da produção e renda. Nesse sentido, mesmo o contrato estando com menos de um ano, os técnicos já constataram resultados positivos em aprimoramento na criação de galinha caipira, na produção de derivados de leite, manejo dos produtos extrativistas, etc.
 
A engenheira florestal do Incra/AC, Erycele Furtado, observa que a prestação de assistência técnica às famílias da reserva é um trabalho de passo a passo, tendo em vista tratar-se de mudanças no perfil cultural produtivo e no modo de vida tradicional de quem trabalhava há anos da mesma forma. "Um exemplo de resultado positivo acaba incentivando a adesão das novas práticas produtivas entre eles. Para nós é compensador vermos a assistência técnica de fato acontecendo", afirma.
 
Queijo e galinha
Antônio Jacinto Filho não dava credibilidade ao programa, mas teve que mudar de ideia quando constatou o sucesso da esposa, Leonarda Barros, com as técnicas aprendidas durante as oficinas sobre fabricação de produtos derivados de leite. O queijo produzido por ela já é sucesso na região.
 
Leonarda enumera ainda as vantagens no aprendizado das técnicas que evitam o famoso “mal de galinha”, as quais evitam doenças tanto nas caipiras como nas ninhadas. “Agora também tenho minha atividade produtiva e não é apenas meu marido quem produz. Antes era praticamente o trabalho dele que assegurava todo o sustento familiar”, lembrou.
 
Melancia amarela
O casal Albaniza Moraes de Farias e Ozias Pereira de Farias já são aposentados, mas ainda estão em plena atividade produtiva. Graças ao melhoramento produtivo conseguido por meio das oficinas de ATES eles fazem parte do grupo de 20 assentados da região que entregam itens para o Programa de Aquisição de Alimentos para a merenda escolar.
 
Dentre esses itens, está o abacate, farinha e a melancia amarela cultivada por eles que já é sucesso absoluto na região - por ser uma grande novidade e com sabor que agrada a clientela. Ozias ressaltou que a melancia amarela é uma prova de que “nessa terra se plantando tudo dá”, pois quando conseguiu essa semente fora do Estado todos diziam que não iria germinar. “A coragem de trabalhar, com novas técnicas ensinadas pra gente, na nossa terra, sem nem ter o trabalho de ter que ir na cidade o sucesso é garantido”, assegurou.
 
Prestadoras
Em novembro de 2013 o Incra assinou com as empresas Pesacre, CTA, Emater, Ekoar e SOS Amazônia contratos para a prestação dos serviços de assistência técnica a 3.900 famílias assentadas nas reservas extrativistas Chico Mendes, Cazumbá Iracema e Alto Juruá.
 
Além de buscar melhorar a vida das famílias por meio do aumento da produtividade, a ATES incentiva a geração de emprego e renda regional, pois a maioria dos técnicos contratados pertencem as regiões das reservas.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AC
(68) 3214-3023
http://www.incra.gov.br/ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário