quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Feira debate integração de políticas públicas


 0  0 
 
 
quarta-feira, 21 Outubro, 2015 - 09:45
Começou nesta terça-feira (20), em Petrolina (PE) o Semiárido Show 2015, a maior feira voltada para a agricultura familiar do Nordeste. Organizada pela Embrapa e pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), o evento oferece minicursos, seminários, dias de campo, oficinas e reuniões técnicas com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  O secretário da Agricultura Familiar, Onaur Ruano, participou da abertura e de atividades da feira, entre elas, a Roda de Diálogo.  Na ocasião, a Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA propôs um amplo debate sobre o acesso e a integração das políticas públicas da agricultura familiar.
Onaur Ruano destacou a importância do trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na integração das políticas públicas e no desenvolvimento, com sustentabilidade, das propriedades de produção familiar. “Políticas, como Pronaf, PAA, Pnae, Crédito Fundiário, entre tantas disponíveis, chegam aos agricultores a partir do trabalho do extencionista e da empresa de Ater”, disse. “Por isso, é necessário que esses profissionais tenham consciência do papel que desempenham na qualificação e consolidação da agricultura familiar”, completou.
Compromisso
O coordenador de Capacitação e Ater da SRA, Remilson Nunes, apresentou dados sobre do Programa na Região do Semiárido. “O Crédito Fundiário já beneficiou cerca de 31 mil famílias de agricultores familiares em 595 municípios do semiárido. Foram investidos R$ 590 milhões, sendo R$ 256 milhões em recursos para estruturação da propriedade, não reembolsáveis”. Temos trabalhado para possibilitar melhorias reais para essas famílias”, comentou.
A diretora do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) - empresa da rede de Ater do Crédito Fundiário (PNCF) com um dos melhores aproveitamentos - Maria Da Luz, falou sobre o trabalho desempenhado pela empresa. “Nosso compromisso começa na mobilização das famílias e só termina quando vemos concretizado o projeto produtivo proposto. Nosso objetivo é permitir melhoria na renda, independência e sustentabilidade para as famílias atendidas”, disse Da Luz.
Na programação dos próximos dias estão previstas oficinas de capacitação sobre temas e tecnologias para uma melhor convivência com o semiárido como: agroecologia, quintais produtivos, manejo sustentável, entre outros.
Serviço:
Semiárido Show 2015
Data/hora: de 20 a 23 de outubro, das 9h às 18h
Local: BR428 KM 149 - Petrolina (PE)
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/feira-debate-integra%C3%A7%C3%A3o-de-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas#sthash.vRiGCxhT.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário