quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Incra do Médio São Francisco participa do maior evento nordestino da agricultura familiar

Publicado dia 21/10/2015
 
Considerada, ao longo dos anos, o maior evento da agricultura familiar da Região Nordeste do Brasil - com discussão e difusão de tecnologias e práticas apropriadas ao Sertão -, o SemiáridoShow começou nesta terça-feira (20), em Petrolina (PE), e como acontece em todas as suas edições, conta com a parceria do Incra. 
 
Além de um estande fixo no local, a Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco e as prestadoras de Assistência Técnica estão expondo experiências de sucesso de aproximadamente 50 associações de assentamentos da reforma agrária e levando 36 caravanas ao evento.
 
A Feira acontece até a manhã da próxima sexta-feira (23) durante estes dias os assentados contarão com caravanas diárias para o evento, que visa propiciar a aproximadamente dois mil trabalhadores rurais sem terra participarem dos minicursos, rodada de negócios, atrações culturais e diversos empreendimentos da economia solidária. Ao longo dos quatro dias do evento também serão realizados seminários temáticos, sobre Uso e Gestão da Água: Crise Hídrica, Soberania Hídrica, Políticas Públicas de Água; e Agrobiodiversidade do Nordeste: Estratégias de apoio às ações locais e às políticas públicas junto a agricultura familiar.
 
Segundo o superintendente regional do Incra/MSF, Vitor Hugo da Paixão Melo, a Feira é uma oportunidade de mostrar, não apenas números, mas dar visibilidade à produção dos assentamentos da reforma agrária e promover o intercambio de conhecimento e novas tecnologias voltadas ao pequeno produtor. “Neste espaço os assentados vão poder apresentar e comercializar seus produtos, participar de oficinas e dos debates sobre as políticas públicas adequadas para a região” afirma.
 
Ações do Incra
Durante os dias do evento a feira contará com dois momentos exclusivamente voltados para os trabalhadores rurais assentados: a entrega de Contrato de Concessão de Uso (CCU) e assinatura do termo de adesão do Bolsa verde - programa este coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e que visa beneficiar a preservação ambiental nos projetos de assentamento.
 
Nesses quatro dias, servidores do Incra/MSF vão prestar atendimento aos assentados e acampados com serviços, como: esclarecimentos sobre o CCIR, orientações gerais sobre os serviços prestados e fazendo encaminhamentos das demandas à sede.
 
Para o superintendente Vitor Hugo, a Feira tem também o propósito de fazer uma reavaliação do momento. “Aqui podemos observar as variáveis econômicas, políticas, ambientais e sociais, de forma a se poder estabelecer, caso precise, novas diretrizes de desenvolvimento da Assistência Técnica nos assentamentos” avalia.
 
A Feira
O SemiáridoShow é voltado para produtores, técnicos, estudantes e todos os interessados em conhecer as potencialidades do Semiárido, por meio de tecnologias que proporcionam uma melhor convivência com as características peculiares do solo e clima da região.
 
Durante os quatro dias do evento serão realizados minicursos, palestras, exposições e demonstrações de campo sobre pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e outras instituições.
 
Acesse AQUI mais informações sobre o SemiáridoShow
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco
(87) 3861-2817
http://www.incra.gov.br/medio-sao-francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário