quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Assistência técnica estimula construção de silos em assentamentos da Paraíba



Publicado dia 22/10/2015
Crédito: Vanildo Simões Filho

A experiência bem-sucedida de produção de silagem por agricultores do assentamento Novo Horizonte, em Juarez Távora, a cerca de 90 quilômetros da capital paraibana, está dando frutos em vários assentamentos da região do Vale do Paraíba. Nas últimas semanas, quatro silos foram construídos nos assentamentos Padre João Maria Calchi, Dom Marcelo e João Pedro Teixeira, no município de Mogeiro; e na área de reforma agrária Almir Muniz da Silva, em Itabaiana. Os dois municípios estão na área geográfica de abrangência do Semiárido brasileiro.
As técnicas de produção e armazenamento de forragem – que assegura alimentação do rebanho e pode ser renda extra – são disseminadas entre as famílias assentadas na região pelas equipes da Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp). A entidade é contratada pelo Incra para prestar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 3.415 famílias de 58 assentamentos nas regiões do Vale do Paraíba, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.
Desde o ano passado, a Coasp vem promovendo intercâmbios sobre produção de forragem e construção de silos para as famílias assentadas que acompanha. Em novembro de 2014, representantes dos 21 assentamentos da reforma agrária do Vale do Paraíba participaram de um dia de campo no assentamento Novo Horizonte para aprender a usar tecnologias alternativas que facilitam a convivência com a estiagem, como a fabricação de defensivos naturais, a implantação de canteiros econômicos, a construção de silos com sacos e a produção de blocos de nutrientes para suplementação da alimentação animal.
A mais recente atividade, um intercâmbio sobre silagem realizado em 15 de setembro passado, também no assentamento Novo Horizonte, reuniu cerca de 20 agricultores dos projetos de reforma agrária Padre João Maria Calchi, Dom Marcelo e João Pedro Teixeira, que viram na prática como é preparada a forragem e como deve ser construído um silo.
Tecnologia acessível 
O objetivo das atividades, segundo o médico veterinário da Coasp Vanildo Alves Simões Filho, é disseminar as técnicas de produção e armazenamento de forragem como experiências bem-sucedidas na convivência com a seca. Ele explicou que Novo Horizonte foi o assentamento escolhido para sediar os intercâmbios porque algumas famílias de lá estão com as técnicas de produção de silagem bastante desenvolvidas. Além de garantir a alimentação dos rebanhos, elas enxergaram na comercialização de forragem para criadores da mesma comunidade e criadores vizinhos uma fonte alternativa de renda – o que vem ajudando no desenvolvimento produtivo, social e ambiental dos agricultores assentados.
“O intercâmbio foi de grande importância para os agricultores visitantes, pois perceberam que a produção de silagem é uma das soluções para a atividade pecuária bem-sucedida, tendo em vista que a seca existe todo ano e que as famílias sempre enfrentam dificuldades neste período. O intercâmbio também mostrou para os visitantes que as condições e as dificuldades para o emprego desta tecnologia são as mesmas dos criadores da comunidade de Novo Horizonte”, afirmou Simões Filho.
O veterinário explicou, ainda, que a escolha de representantes dos assentamentos Padre João Maria Calchi, Dom Marcelo e João Pedro Teixeira para participarem do mais recente intercâmbio sobre silagem se deu em razão de possuírem grande potencial para a criação de animais, que exige uma maior atenção às técnicas de armazenamento de forragens. “As equipes da Coasp vinham percebendo essa necessidade dos assentamentos durante os trabalhos de Ater que vêm sendo realizados nas áreas”, disse Simões Filho.
Segundo o coordenador da Coasp, Rogério Oliveira, as oficinas de produção de silagem em sacos, para alimentação animal, mostram aos pequenos criadores que a tecnologia é acessível, barata e de grande importância para a manutenção do rebanho em estiagens prolongadas. 
“Durante a estação chuvosa, onde há forragem suficiente, principalmente das capineiras de capim elefante, é feito o armazenamento em sacos, utilizando apenas a mão de obra da família e com baixo custo de produção. Na época da estiagem, esse alimento vai suprir a necessidade dos animais”, disse Oliveira.
Exemplo de Novo Horizonte
Com a produção e o armazenamento de forragem, as famílias do assentamento Novo Horizonte também encontraram uma forma de reduzir as perdas das plantações. Foi o que aconteceu este ano. De acordo com Simões Filho, a safra de milho, prejudicada pela irregularidade e baixa quantidade de chuvas, foi aproveitada para a produção de forragem de boa qualidade, que ficará armazenada para alimentação dos animais nos meses em que há escassez de forragem e terá seu excedente comercializado entre os criadores das redondezas. “Segundo alguns agricultores, de acordo com o cenário climático, é melhor plantar milho e produzir silagem para comercializar do que apurar o próprio milho”, disse o veterinário. 
A produção de forragem na área de reforma agrária chega, em alguns meses, a centenas de toneladas, como aconteceu em setembro deste ano, quando foram feitos aproximadamente 30 silos de superfície, com cerca de 25 toneladas cada, ou seja, 750 toneladas de silagem produzidas e armazenadas. 
O agricultor Antônio Pinheiro, do assentamento Novo Horizonte, é um dos maiores conhecedores das técnicas de silagem na região. Sua experiência serviu de referência para os assentados que participaram dos intercâmbios na comunidade. Recentemente, o assentado investiu cerca de R$ 12 mil na aquisição de uma ensiladeira e na adaptação de um carro de boi para facilitar a circulação do equipamento na comunidade. Os recursos próprios vieram da comercialização de silagem e da venda de animais.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário