quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ônibus leva cidadania a aldeias maranhenses


 0  0 
 
 
quarta-feira, 21 Outubro, 2015 - 16:30
Cerca de mil mulheres maranhenses terão a oportunidade de colocar em dia a documentação. De 22 a 29 de outubro, o Expresso Cidadã, do MDA, passará por quatro municípios do estado: Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim e Pio XII. A expectativa é que sejam atendidas trabalhadoras rurais, assentadas da reforma agrária e indígenas das aldeias Awá, Tiracambú e Jurití.
Entre os documentos disponibilizados, estão primeiras e segundas vias das carteiras de identidade e de trabalho, além do CPF. Durante os atendimentos, as mulheres ainda poderão tirar dúvidas sobre outros direitos do cidadão e fazer inscrição na Previdência Social.
Segundo a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania do MDA, Tereza Arruda, o mutirão vai além da emissão dos documentos. “O programa é visto como uma grande conquista para as mulheres rurais, porque é uma demanda que existe há muito tempo. Hoje emitimos vários documentos de forma gratuita, além de oferecer ações educativas. Então, é uma forma de garantir a cidadania e a autonomia das mulheres do meio rural”, afirma.
PNDTR MA
Desde o início do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), em 2004, o Maranhão já recebeu 286 mutirões, onde foram documentadas mais de 67 mil mulheres.
Parcerias
Cada mutirão é realizado com o apoio de vários parceiros, como: prefeituras municipais, ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e da Justiça (MJ) e Sindicatos de Trabalhadores Rurais.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/%C3%B4nibus-leva-cidadania-aldeias-maranhenses#sthash.z8qNYjGI.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário