segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Feira mostra diversidade e qualidade da produção indígena


 0  0 
 
 
segunda-feira, 26 Outubro, 2015 - 12:15
Você sabe o que é Waraná? No dialeto Sateré Mawé, tribo indígena do Amazonas, significa guaraná. E quem visita a II Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena (Fenati), nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas (TO), tem a oportunidade de conhecer esse produto da sociobiodiversidade, tanto em pó, quanto em bastão e muitos outros.
Até o próximo sábado (31), os visitantes da II Fenati poderão conferir, além do guaraná em pó e em bastão, o óleo de andiroba, o miratã, mais conhecido como o Viagra da Amazônia e a unha de gato, que serve para fortalecer o sistema imunológico. Todos produzidos de forma orgânica e tradicional pelo Consórcio dos Produtores Sateré Mawé, também conhecidos como os filhos do guaraná. "Nosso carro chefe é o guaraná, mas temos mais de dez produtos já bastante conhecidos no mercado brasileiro. Por meio dessa feira podemos alavancar muito mais nossos produtos", destaca Eudes Batista, representando dos produtores do Consórcio dos Sateré Mawé.
Os Sateré Mawé são uma das 14 etnias que trouxeram seus produtos alimentícios e artesanais para expor e comercializar na Fenati. As terras que conservam e onde produzem estão localizadas na fronteira entre Amazonas e Pará, na reserva de 800 mil hectares conhecida como Terra Indígena Andirá-Marau. "O que nós produzimos lá, além de comercializados em feiras,  também vendemos para o Programa de Aquisição de Alimentos. Já temos essa parceria há quatro anos e estamos também já organizando nosso estoque para 2016", conta o indígena.
O guaraná também é vendido pelas 450 famílias de produtores Sateré Mawé para o mercado internacional. "Já exportamos para a Itália e França. No começo vendemos apenas 20 quilos, mas o guaraná estava um pouco esquecido. Foi aí que deu certo e conseguimos vender cerca de seis toneladas de guaraná para eles", relata.
Como índio, Eudes se sente orgulhoso de ter do Governo Federal um espaço que olha diretamente para eles. "Nós povos indígenas já temos mostrado nas feiras e em outros espaços que nossos produtos são referência. O povo Sateré Mawé, por exemplo, é bastante conhecido na Europa e em todo o Brasil pelo guaraná. Hoje nós somos os filhos do guaraná. Isso mostra para as pessoas que temos produtos e não somos preguiçosos ou algum empecilho para o governo", destaca.
Projeção
O próximo passo da etnia agora é a participação na Feira de Sloow Food Terra Madre, na Índia. Eles vão levar o bastão de guaraná e o mel. A feira acontece de 1o a nove de novembro. Eudes vai ministrar uma palestra onde mostrará o projeto do povo Sateré Mawé para produtores do mundo inteiro, principalmente Ásia e África.
Vários outros produtos das outras 13 etnias que participam da II Fenati estão disponíveis no espaço destinado a eles nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. São produtos alimentícios como mel, biscoitos e chocolates caseiros, farinha, goma de tapioca. Dos artesanatos é possível conferir brincos, colares, pulseiras, anéis e até vestimentas da cultura indígena. Tudo produzido pelas mãos dos índios.
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/feira-mostra-diversidade-e-qualidade-da-produ%C3%A7%C3%A3o-ind%C3%ADgena#sthash.67EGgrOV.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário