quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nordeste e Minas Gerais debatem fortalecimento da agricultura familiar


 1  0 
 
 
quinta-feira, 29 Outubro, 2015 - 13:30
Promover o debate sobre recursos hídricos em dez estados brasileiros. Com essa proposta, teve início na manhã desta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG), o 4º Fórum dos Secretários de Estado Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais. O encontro, realizado desde março, já passou por Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e São Luís (MA). 
Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que ouviu as demandas dos representantes dos estados, o fórum é uma oportunidade de potencializar as estratégias para a agricultura familiar. “Nesse espaço há uma maior compreensão dos desafios que temos em todo país”, afirmou. Para ele, a questão da água deve ser incisivamente debatida. “O fórum também tem um caráter pedagógico de iniciar um debate sério sobre os recursos hídricos. A questão da água, aqui em todo canto que nós vamos, é muito importante. Temos uma responsabilidade com as futuras gerações e com a continuidade da aventura do homem sobre a terra”, destacou Patrus.
O encontro conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do projeto Semear, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). De acordo com o gerente de Programas do FIDA, Paolo Silveri, a reunião dá força a região mais penalizada com a seca no país.  “O fórum dá a todo o Nordeste uma força bem maior. Para o Fida é um privilégio poder contribuir, manter, promover e fazer crescer esse fórum, que é um espaço de diálogo, de interação e de intercâmbio - juntos com os colegas do IICA”, ressaltou.
O representante no Brasil do Instituto, Manoel Otero, salientou os temas de trabalho em comum entre o IICA e o fórum. “Estamos comprometidos com a viabilidade da agricultura familiar e esse grupo representa um feito, por trabalhar juntos e compartilhar esforços”. A expectativa é que o quinto encontro do grupo seja realizado ainda este ano, em Sergipe.
Aqui tem feira!
Durante a abertura do evento, foi feita, ainda, a entrega simbólica de kits feiras a trabalhadores rurais de Minas Gerais. Cada kit contém barracas, jalecos e caixas para o armazenamento de produtos. De acordo com o governo do estado, a previsão é que sejam entregues 800 barracas para feiras até o fim de 2015.  “Setenta e nove por cento dos empreendimentos rurais mineiros são da agricultura familiar e mais de 60% dos empregos gerados no campo vêm da agricultura familiar. Queremos impulsionar a produção dos nossos trabalhadores rurais”, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Glênio Martins.
Um dos beneficiários, o agricultor Fernando Antônio Andrade, 49 anos, contou sobre a importância desse kit para os produtores de Jabuticatuba, município a 100 quilômetros da capital mineira. “Esse kit é o nosso ideal de feira. Com ele, podemos fazer o transporte dos alimentos da nossa comunidade e armazenar os nossos produtos”.
Saiba mais
O fórum, criado em março de 2015, tem o objetivo de ser um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar da Região Nordeste e de Minas Gerais.
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-e-minas-gerais-debatem-fortalecimento-da-agricultura-familiar#sthash.JmclDKvu.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário