segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Fomento Mulher beneficia assentados do DF e entorno

0  0 
 
 
segunda-feira, 26 Outubro, 2015 - 11:00
As agricultoras do assentamento Mingau, em São João D´aliança, a 160 quilômetros de Brasília, começam a acessar o Crédito Fomento Mulher. Das 79 famílias assentadas no local, 21, já tiveram o crédito de R$ 3 mil liberado para investir em implantação de projeto produtivo no seu lote. Na região do DF e Entorno a previsão é a liberação de mais de 2.500 contratos do Crédito Fomento Mulher até o final do ano.
Cleonice de Paula dos Santos Oliveira, 40, já sabe onde irá empregar os recursos disponibilizados pelo governo federal. “Vou ampliar a panificadora que tenho aqui no lote”, diz ela orgulhosa. Ela e o marido, Jorge de Oliveira, 52, trabalham juntos na produção de pães, cucas, biscoitos e pizzas que duas vezes por semana são distribuídos na cidade de São João D´aliança e arredores. Além da panificadora, os dois mantém a criação de animais de pequeno porte e o plantio de hortaliças.
Assentados deste 1999, o casal tentou outros empreendimentos, como a produção de polpa e geléia de frutas do cerrado. “Temos 18 hectares e precisamos agregar valor a produção”, diz a agricultora.
Assistência técnica
São João da Aliança (GO) está localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O município tem oito projetos de assentamento do Incra que abrigam 494 famílias de agricultores. Todos os assentamentos são atendidos por assistência técnica. “Na região de São João D´aliança universalizamos a assistência técnica", diz o superintendente do Incra no DF e Entorno, Marco Aurélio Bezerra da Rocha. No ambito da Superintendência, o índice de assentamentos atendidos pela assistência técnica chegou a 95% no mês de outubro.
 
Marco Aurélio ressalta que a região da Chapada dos Veadeiros é um polo turístico na região o que pode representar uma possibilidade no incremento da renda das famílias. “A comercialização de alimentos orgânicos e produtos agroindustrializados no município e para os turistas que visitam a Chapada pode trazer um incremento da renda dos assentados”, diz.
 
Ascom/Incra
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/fomento-mulher-beneficia-assentados-do-df-e-entorno#sthash.qGJ6aRhH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário