sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Seminário aborda Educação de Jovens e Adultos em assentamentos do Ceará



Publicado dia 23/10/2015
 
A Superintendência Regional do Incra no Ceará participou do Seminário “Memória, Territórios e Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos”, promovido em Fortaleza (CE) pelo Movimento Educação de Base (MEB), entidade parceira da autarquia na educação de 1.200 assentados cearenses, em cursos de Escolarização de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
 
De acordo com o coordenador geral do MEB, Francisco Vladimir, o seminário integrou a semana de capacitação do Movimento para orientar coordenadores regionais acerca do conteúdo pedagógico a ser trabalhado nas 60 turmas de EJA do convênio. As orientações serão repassadas aos 58 educadores do campo responsáveis pela formação de jovens e adultos nos assentamentos cearenses.
 
A programação do encontro, que ocorreu no dia 20 de outubro, teve início com uma Roda de Conversa acerca do Panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Avanços e desafios, ministrada pela professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sandra Gadelha. Em seguida, foi realizada palestra com o tema “Educação Popular: Territórios de Saberes”. O evento também teve espaço para troca de experiências em uma Tenda dos Saberes, onde foram compartilhadas informações sobre EJA em comunidades quilombolas e indígenas, de pescadores, no campo e na cidade.
 
O convênio prevê ações de EJA em 42 assentamentos cearenses, nos segmentos do ensino fundamental e médio, em um investimento de R$ 2,5 milhões. São 60 turmas, localizadas em áreas reformadas nos municípios de Amontada, Irauçuba, Itapiúna, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Quixeramobim, Santa Quitéria, Sobral, Tamboril e Tururu.
 
A conclusão do convênio está prevista para março do próximo ano, depois de dois anos de aula. A servidora do Incra/CE, Luzia Maria Silva Cavalcante, integrante do Pronera no estado, destacou na abertura do seminário os resultados alcançados pelo Programa na alfabetização de assentados do estado. “Lembro que um técnico de Assistência Técnica falou admirado de um assentamento onde todos sabiam assinar direitinho os nomes, daí expliquei que a comunidade havia sido beneficiada pelo Pronera", disse, acrescentando que é muito gratificante ver os resultados que o programa alcança nos assentamentos”. Além de Luzia, a servidora Liliane Tavares Assunção também representou a autarquia no evento.
 
Pronera no Ceará
Além do MEB, o Pronera possui no Estado convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para escolarização de 1.229 alunos assentados. Em cursos universitários, o programa realiza atualmente o de graduação em Serviço Social para 58 jovens, em convênio com a UECE, e outros dois, de História e Geografia, devem ser iniciados em novembro próximo, em parceria com a Universidade Vale do Acaraú (UVA). 
 
Na pós-graduação, o Pronera possui dois cursos do Residência Agrária em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, realizados em parceria com o CNPq, UFC e movimentos sociais.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário