quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Roberto Irineu contesta reportagem da "Folha" sobre declarações de FHC em diário


Redação Portal IMPRENSA 22/10/2015 10:00
Em carta enviada à Folha de S.Paulo, o presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, contestou uma reportagem publicada no impresso e na versão online do jornal sobre as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seu novo livro, o primeiro volume da série "Diários da Presidência".

Crédito:Reprodução
Presidente do Grupo Globo contestou matéria da "Folha" que cita a emissora em diária de FHC
No texto, Marinho rebate a publicação de um trecho no qual FHC afirma ter nomeado um alto funcionário do Ministério das Comunicações em 1995 depois de consultá-lo a respeito de três indicações. 

O jornal havia divulgado uma parte do relato: "Eu próprio [FHC], depois de ter pedido uma informação ao Roberto Irineu Marinho a respeito de três pessoas competentes da área, pedi ao [ministro] Eduardo Jorge que as entrevistasse", escreveu o tucano. "Passei os nomes ao Sérgio Motta [1940-98]. O secretário-executivo escolhido pelo Sérgio [Renato Guerreiro] é um desses três."

O presidente do grupo considerou que a Folha "cometeu erro grave e distorceu os fatos" ao omitir outras partes em que Fernando Henrique destaca que a Rede Globo não teve, nem quis ter, qualquer influência.

"Para o leitor do livro, o trecho citado pela Folha deixa evidente o que se passou. O então presidente, por iniciativa dele, quis conhecer a minha opinião sobre três nomes para uma posição técnica, nenhum deles das minhas relações pessoais ou profissionais. E, depois de mandar auxiliares inquiri-los e de ouvir a opinião de outras pessoas, nomeou aquele que quis, prerrogativa apenas dele", disse Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário