quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Incra viabiliza Centro Comunitário em assentamento no Paraná



Publicado dia 28/10/2015
 
O projeto de assentamento Ireno Alves dos Santos – que tem 934 famílias assentadas e localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), na região Sudoeste do estado -, vai receber, em breve, mais um centro comunitário. Isso, por que foi assinado nesta terça-feira (27), em Curitiba (PR), contrato de concessão de uso entre a Superintendência Regional do Incra no Paraná e a Associação Capanema dos Produtores Rurais Assentados, com a permissão de utilização de 4,2 mil metros quadrados do assentamento para a construção de um barracão comunitário. O contrato foi firmado pelo superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes e pelo presidente da Associação Capanema, Newton Ferreira da Silva.
 
A Associação Capanema dos Produtores Rurais Assentados é formada por 39 famílias e uma das fontes de renda é a produção de mel. Além disso, a Associação tem um maquinário próprio para auxiliar o plantio - como siladeira, plantador e trator -, de uso compartilhado entre os associados. “Com o barracão, poderemos ter um espaço para discussão das atividades produtivas e também para guardar as máquinas, evitando deslocamentos desnecessários de um lote para outro”, explica Newton. 
 
A previsão dos assentados é que seja construída, junto ao barracão, uma Casa de Mel, para centralizar a produção do produto. “Hoje, cada produtor tem um apiário e produz uma certa quantidade em seu lote, mas sem organizar o destino da produção. Muita coisa se perde e também não temos muita escala para vender o mel para mercados maiores. Com a Casa do Mel, podemos unificar toda a matéria-prima e facilita bastante na hora da comercialização”, diz o coordenador da Associação Capanema. A produção de mel é comercializada até para fora do estado, no mercado consumidor de São Paulo. As atividades produtivas são organizadas pela Cooperativa Agroecológica Ireno Alves dos Santos (Coopaia).
 
A construção do barracão, em alvenaria, terá recursos de cerca de R$ 90 mil, que serão investidos pelo Governo Federal, por meio do Incra/PR. “O espaço vai garantir a guarda da patrulha agrícola da associação, assim como será utilizado para reuniões da comunidade”, informa o superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes. O prazo de concessão de uso é de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período, em caso de concordância de ambas as partes.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PR
(41) 3360-6589 / 9238-6380
ascom@cta.incra.gov.br
www.incra.gov.br
www.facebook.com/incraparana

Nenhum comentário:

Postar um comentário