quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Oficinas abordam a convivência com o semiárido

0  0 
 
 
quarta-feira, 21 Outubro, 2015 - 18:15
Compreender o bioma, as técnicas de agroecologia, os quintais produtivos e o manejo sustentável para que haja um melhor aproveitamento da agricultura familiar. Essa é a proposta das oficinas de capacitação promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário durante o Semiárido Show 2015, que acontece em Petrolina (PE) até esta quinta-feira (22).  As atividades reuniram cerca de 200 pessoas, entre técnicos da rede Assistência Técnicas e Extensão Rurais (Ater) e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) de cinco estados nordestinos. 
Em um das oficinas, a tecnóloga em agroecologia, Dinamarta Ferreira, falou a respeito do uso indiscriminado de agrotóxico e a transição na forma de produção para o modelo agroecológico. “Precisamos despertar o interesse do agricultor e sensibilizar técnicos e extencionista quanto a necessidade de uma produção mais sustentável e limpa”, disse.
Já o Técnico da Emplanta (PI), Edivar Veloso, destacou a importância de se conhecer as novas técnicas e experiências que venham contribuir para o aprimoramento da agricultura familiar no semiárido. “Temos feito parte do que está sendo apresentado na oficina, mas as novidades e experiências nos ajudam a potencializar os resultados”, destacou.
Qualificação na produção
Paralelamente, outra oficina teve como tema os quintais produtivos, forma diversificada de produção, que potencializa o uso dos quintais das propriedades rurais.  De acordo com o técnico do Instituto Flor do Pequi (CE), Pablo Cristian de Oliveira, trata-se de uma forma de produção que pode melhor a qualidade de vida do agricultor familiar. “Os quintais produtivos, surgem como uma alternativa para que o agricultor possa produzir mais, aumentar a renda e integrar a família no trabalho. Garante o autoconsumo e o aumento da renda”, ressaltou.
O agricultor Santino Barbosa de Souza, de Antonina do Norte (CE), já usa técnica e comemora os resultados. “Usamos nossos quintais para produzir hortaliças, frutas e criar pequenos animais (aves e suínos). Começamos o projeto em 2013, desde então nossa renda dobrou e vai aumentar ainda mais, pois começamos a comercializar a produção para o PAA”, conta.
Caatinga
Outro ponto discutido nas Oficinas de Capacitação foi o manejo da caatinga.  Para o técnico da ONG SOS Sertão (PB) é preciso alertar os produtores sobre o uso sustentável dos recursos naturais do bioma. “É importante conscientizar os agricultores do uso responsável dos recursos naturais, de forma que estes não se acabem e ainda tragam renda e benefícios para o agricultor, argumentou o técnico da ONG SOS Sertão (PB), Álvaro Renam Nunes”.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/oficinas-abordam-conviv%C3%AAncia-com-o-semi%C3%A1rido#sthash.0tWX144g.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário