quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Seminário discute migração e trabalho

Evento será realizado na próxima quinta-feira (22) na Câmara dos Deputados, em Brasília. Objetivo é discutir formas de inserir os imigrantes no mercado de trabalho.



São Paulo - A Câmara dos Deputados vai realizar na próxima quinta-feira (22), em Brasília, o seminário “Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil – Desafios para Políticas Públicas” para discutir os problemas que o País enfrenta com a chegada de trabalhadores imigrantes, assim como fornecer informações para o projeto da “Lei da Imigração”. A experiência de países que já receberam muitos imigrantes será apresentada durante o evento.

O seminário é organizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Jô Moraes (PC do B - MG) afirmou à ANBA nesta terça-feira (20), que o evento irá discutir formas de promover a “inserção econômica” dos imigrantes no Brasil.

“O debate e a busca de soluções para atender o crescente número de migrantes é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência Social e nós temos participado de diversos debates. Essa questão dos imigrantes exige uma assistência maior (das autoridades) e é preciso ter políticas claras para promover a incorporação econômica dessas pessoas, como vão poder sobreviver ao chegar ao Brasil”, disse a deputada.

Do seminário participarão especialistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e da Universidade Massachusetts, nos Estados Unidos. Eles irão apresentar a experiência de seus países, que receberam nos últimos anos um grande fluxo imigratório. Também deverão participar o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.

Durante o seminário, será lançado um relatório do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), com as principais características dos imigrantes e o perfil do trabalhador migrante no mercado de trabalho do Brasil. Segundo a deputada, o aumento do número de imigrantes que ao país como refugiados é um dos motivos para a realização do seminário.

O evento também pretende fornecer informações para a análise do projeto de lei que cria a “Lei de Imigração” e substitui o Estatuto do Estrangeiro, criado ainda nos anos 1980.

Neste ano, os sírios foram os imigrantes que mais receberam visto para viver no Brasil como refugiados. Até outubro, foram 2.097 pedidos atendidos. Mais de oito mil refugiados sírios estão vivendo no Brasil. Habitantes da Colômbia, República Democrática do Congo e Iraque também chegam ao Brasil com o status de refugiados. Haitianos que chegam ao Brasil recebem visto humanitário. O evento é aberto ao público.

Serviço

Seminário Novos Fluxos de Trabalhadores Migrantes para o Brasil – Desafios para Políticas Públicas
Quinta-feira (22), das 8h às 18h30
Mais informações: http://www.camara.leg.br/eventos-divulgacao/evento?id=23098

Nenhum comentário:

Postar um comentário