sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mutirão da Documentação chega aos municípios matogrossenses de Alta Floresta e Nova Canaã do Norte

Publicado dia 29/10/2015
 
A equipe do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) na Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso participou de três mutirões nos dias 16, 19 e 20 de outubro. As ações ocorreram nos municípios de Alta Floresta (comunidade Vila Nova) e Nova Canaã do Norte (assentamento Ouro Branco e gleba Canaã). No total, foram feitos 680 atendimentos, com 478 documentos encaminhados para expedição.
 
Entre os documentos estão os relativos ao INSS, a 2ª via das certidões de nascimento e casamento, CPF, título de eleitor e cartão do Bolsa Família. Nessas atividades, o Incra também orienta quanto à emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), plastifica documentos e faz fotografias e fotocópias.
 
Ainda em parceria com as secretarias de saúde dos dois municípios, foi prestado o serviço de aferição de pressão, exames de vista e glicemia, vacinação e consultas médicas visando à prevenção de doenças. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) colaborou com atividades de recreação para as crianças e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Nova Canaã do Norte com corte de cabelo.
 
Desde 2004, os mutirões em Mato Grosso levam documentação gratuitamente à área rural. Os documentos pessoais são necessários para se ter acesso às políticas públicas do Governo Federal. Em alguns casos, as atividades incluem palestras educativas, orientação jurídica, atendimento médico e odontológico. 
 
Os trabalhos são realizados com diversos parceiros, como a Associação Matogrossense dos Municípios, Delegacia Regional do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Secretaria de Segurança Pública, INSS, Comissão Pastoral da Terra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Movimento das Mulheres Camponesas, sindicatos de trabalhadores rurais e movimentos sociais. 
 
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e realizado em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais – como o Incra.
 
Em Mato Grosso estão previstos para o mês de novembro os seguintes mutirões:
06/11 – Primavera do Leste – Entroncamento do Gaúcho;
11/11 – Paranatinga – Assentamento Colorado;
12/11 – Paranatinga – Assentamento Boa Vista;
13/11 – Paranatinga – Assentamento Pontal do Piranha;
16/11 – Dom Aquino (local a definir);
18/11 – Poxoréu (local a definir); 
20/11 – Alto Araguaia (local a definir);
21/11 – Alto Taquari (local a definir);
26/11 – Brasnorte – Assentamento Juruena;
27/11 – Brasnorte – Assentamento Tibagi.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/MT
(65) 3644-1401
http://www.incra.gov.br/mt

Nenhum comentário:

Postar um comentário