sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Primeiros especialistas em Agroecologia pelo Pronera na Bahia serão titulados



Publicado dia 29/10/2015
foto: Incra Bahia
Titulação ocorrerá durante durante 4ª Jornada de Agroecologia do Estado
Na Bahia, será titulada a primeira turma de Pós-Graduação da Especialização em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar, no modelo de Residência Agrária. Trata-se de 34 futuros especialistas assentados, filhos de assentados e técnicos extensionistas para reforma agrária e agricultura familiar.
A solenidade de titulação ocorre, às 19h30, no sábado (31/10), no assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca, no Litoral Sul, durante a IV Jornada de Agroecologia da Bahia que está acontecendo na área.
A especialização é fruto de uma parceria entre o Incra, através do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada no município de Ilhéus.
Curso
A especialização foi iniciada em agosto de 2013 e concluída no final do primeiro semestre de 2015. O edital da seleção previa que 50% das vagas fossem destinadas para os alunos da reforma agrária e 50%, para prestadores de assistência técnica de trabalhadores assentados e agricultores familiares.
As aulas foram ministradas no Centro Integrado Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista, no campus da Uesc e no campus do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), no município de Uruçuca.
Pronera
Um dos futuros especialistas em Agroecologia é o assentado Nildo da Silva Souza, 37 anos. Souza é enfático ao contar que nunca teria alcançado sua formação sem o Pronera e a mobilização dos movimentos sociais.
"Estou aberto a um mestrado que se encaixe nas minhas perspectivas. Quero continuar a estudar. Para alguém que vive no meio rural é uma oportunidade de mudar não só profissionalmente, mas o modo de pensar o mundo e o meio agrário. Sou extremamente grato ao Pronera por tudo que me proporcionou", assegura.
Os estudos de Souza, pelo Pronera, começaram com o curso técnico concluído na Paraíba, entre 2001 e 2004, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Depois veio a graduação em Engenharia Agronômica, com ênfase em Agrocologia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), obtida, entre os anos de 2008 e 2013.
Enquanto aguarda novas oportunidades na área de educação, Souza leva seus conhecimentos em agroecologia para as famílias da área de reforma agrária Limoeiro, onde é assentado, no município de Igrapiúna, no Território de Identidade do Baixo Sul. "Além disso, auxilio outros assentamentos e agricultores familiares ajudando a participarem de políticas públicas como o PNAE e PAA", acrescenta.
Formação
O coordenador da Especialização, Eduardo Gross, professor pleno do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Uesc destaca que os especialistas formam-se com uma visão diferenciada.
"Os profissionais saem preparados para trabalhar com adubação orgânica, controle biológico, utilização sementes crioulas, metodologias participativas, entre outros aspectos", ressalta o coordenador.
Na agronomia, de acordo com Gross, estuda-se a cultura em si. Na Agroecologia, compreende-se a comunidade vegetal, o policultivo, a agrofloresta. "Além disso, a Agroecologia se preocupa com o homem do campo. O aspecto social é tão relevante quanto o aspecto produtivo e ambiente", frisa Gross.
Referência
O assentamento Terra Vista foi um dos campus da Especialização em Agroecologia e já recebeu uma das turmas do curso de Engenharia Agronômica, com ênfase em Agroecologia, ambos pelo Pronera.
Trata-se de uma área de reforma agrária referência tanto pela agroecologia, como pela educação no campo. O Terra Vista possui o certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) para orgânicos.
É uma área de reforma agrária que se destaca por ser o primeiro a produzir chocolate orgânico artesanal. Além disso, produz mudas de arbóreas e frutíferas típicas da Mata Atlântica para reflorestamento.
A educação também se sobressai no assentamento com dois centros educacionais, o Centro Integrado Florestan Fernandes, construído pelo Incra, onde são ofertados cursos Pronera e da Educação Fundamental.
Ainda há o Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEPC), mantido pelo governo do estado, que oferece seis cursos técnicos profissionalizantes e atrai estudantes de vários municípios. Ao todo, são 1,1 mil alunos que estudam no assentamento.
Jornada
A IV Jornada de Agroecologia da Bahia começa nesta quinta-feira (29/10), no assentamento Terra Vista e vai até o domingo (1º./11). Trata-se de um multiplos eventos que reúne os povos da terra, ou seja, assentados, agricultores, familiares, quilombolas e indígenas para discutir um eixo central sobre agroecologia e a relação com a terra.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA(71)
3505-5308
Twitter: @IncraBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário