quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Incra participa de lançamento do 5º Festival da Uva no Piauí



Publicado dia 29/10/2015
 
A Superintendência Regional do Incra no Piauí é uma das entidades realizadoras do 5º Festival da Uva, evento que acontece de 6 a 8 de novembro, no município de São João do Piauí, distante cerca de 500 quilômetros da capital Teresina. O lançamento oficial do evento foi realizado pelo governador Wellington Dias, em solenidade no Palácio de Karnak (sede do Governo estadual), na quarta-feira (28), com a presença do superintendente regional do Incra/PI, Oscar Procópio.
 
Durante a solenidade, o governador Wellington Dias disse que o objetivo é colocar o Piauí, de Norte a Sul, em condições de trabalhar com irrigação. “Nós precisamos estar preparados para as mudanças climáticas. Vamos aproveitar o Festival da Uva para fazer a seleção de famílias para a nova área de produção do assentamento Marrecas”, afirmou Dias.
 
O Festival da Uva é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Incra, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Prefeitura Municipal de São João do Piauí e outros órgãos. O evento acontece na praça central Honório Santos, com a exposição de produtos, artesanatos, palestras, oficinas, festival gastronômico de caprinos, apresentações folclóricas, roteiros turísticos e atrações musicais.
 
Histórico
O festival surgiu para comemorar o sucesso da produção de uvas no Projeto de Assentamento Marrecas. A produção foi iniciada em 2003, envolvendo as famílias assentadas, o Incra e a Codevasf. 
 
Na parceria, o Incra/PI entrou com a área para produção, estrada, rede elétrica, poço e com a participação das famílias assentadas. A Codevasf, por sua vez, investiu em assistência técnica, instalação da área irrigada, expansão da rede de energia e equipagem do poço.
 
“A expansão do projeto de irrigação nessa região possibilitou também a produção de outras frutas, como mamão, goiaba e banana, tornando essa área de destaque no ramo da fruticultura no estado. O Incra terá um estande no festival, onde faremos a exposição de produtos de assentamentos da região”, explicou o superintendente regional do Incra/PI, Oscar Procópio.
 
De acordo com o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, a cidade já está preparada para receber os turistas e as famílias que produzem uva no assentamento participarão de palestras e oficinas de capacitação.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
(86) 3222-1553
comunicação.social@tsa.incra.gov.br
Twitter: @incrapiaui
www.incra.gov.br/pi

Nenhum comentário:

Postar um comentário