quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Homologado acordo coletivo dos jornalistas gaúchos

Empresas têm até o quinto dia útil de novembro para pagar o retroativo referente à data-base

Compartilhar    
 / 268 0
Sindjors_out15O Ministério do Trabalho e Emprego homologou, nesta quarta-feira, 28, o acordo coletivo de trabalho para 2015 do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors). Aprovada em assembleia geral da categoria, realizada no dia 29 de setembro, a proposta define a reposição do INPC no período de 8,76% para todos os salários. Com isso, o piso passa a ser de R$ 2.127,34 na Capital e R$ 1.811,40 no interior.
As empresas têm até o quinto dia útil de novembro para pagar o retroativo referente à data-base (1º de junho) e o piso atualizado. Além do reajuste salarial, o acordo também traz a alteração da cláusula que diz respeito ao adicional por viagem. Antes a redação previa adicional por viagem após 24 horas, o que tornava a interpretação dúbia, pois não especificava se eram 24 horas de trabalho ou após a 24h, isto é, à meia-noite. Essa informação não consta mais no texto e agora o adicional vale para quem estiver em viagem e não retornar à empresa dentro do seu horário de trabalho.
A cláusula que alterava o período de aviso, por parte do jornalista, para garantir a estabilidade prévia à aposentadoria, não foi incluída no novo acordo. Isso ocorreu porque os sindicatos que representam a patronal modificaram a redação que havia sido aprovada na mesa, o que prejudicaria os interesses dos jornalistas. A demanda fará parte da próxima campanha de negociação coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário