quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Assentados paraibanos visitam Unidade Demonstrativa de Dessalinizador Solar



Publicado dia 17/02/2016

Agricultores de cinco áreas da reforma agrária das regiões paraibanas do Agreste e da Borborema visitaram o assentamento Olho D'Água, em São Vicente do Seridó (PB), a cerca de 220 quilômetros de João Pessoa, para conhecerem a experiência do uso de dessalinizadores solares para a produção de água potável. A atividade de intercâmbio ocorreu na última semana, no lote da família de Áurea Lúcia Lopes, onde recentemente foi implantada uma Unidade Demonstrativa de Dessalinizador Solar pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) – entidade contratada pelo Incra na Paraíba para prestar assistência técnica a 31 assentamentos da região da Borborema.

A implantação de sistemas de dessalinização solar em assentamentos atendidos pela Coonap é feita em parceria com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência no assentamento Olho D’água foi uma das selecionadas, na Categoria Sistemas Sustentáveis de Produção de Base Agroecológica, para a edição 2015 do Caderno de Boas Práticas de Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Participaram do intercâmbio 20 agricultores dos assentamentos Gravatá e Primeiro de Maio I, localizados em Pocinhos, dos projetos de reforma agrária Antônio Paulo e José Jovem, no município de Boa Vista, e Serra do Monte, em Cabaceiras.

Os assentados visitantes foram recepcionados por Áurea, que destacou a importância do dessalinizador na segurança hídrica das 29 famílias do assentamento. “É um prazer receber vocês aqui para conhecer mais sobre esta tecnologia. Nós estamos gratos, pois agora temos água potável. Antes tínhamos que comprar água na cidade para beber porque no lote só tinha a água salobra do poço”, contou a assentada.

Durante a visita, os agricultores aprenderam sobre o funcionamento do dessalinizador solar com informações passadas pela família de Áurea e pelo assentado Claudino Castro, que também recebeu esta tecnologia em seu lote.

Segundo o diretor técnico da Coonap, o engenheiro agrícola José Diniz das Neves, a escassez periódica de água leva a população a consumir a água de poços que, muitas vezes, apresentam contaminação biológica ou química (sais dissolvidos), como é o caso dos poços da zona rural de São Vicente do Seridó.

Funcionamento

O sistema de dessalinização solar instalado no lote da assentada transforma, por meio de um processo físico, a água salgada captada de um poço em água potável. O sistema é composto por um tanque raso de alumínio com cobertura de vidro instalado nos arredores da casa. A água salgada é colocada no tanque e, exposta ao sol, evapora e se condensa ao entrar em contato com o vidro. A água dessalinizada é recolhida por canaletas.

O diretor da Coonap explicou que a água se torna potável em virtude das altas temperaturas no interior do destilador. “Os microrganismos patógenos são eliminados e é possibilitada a retirada dos sais dissolvidos na água”, afirmou o engenheiro agrícola.

A unidade implantada no lote de Áurea Lopes possui cinco tanques de dessalinização, que os agricultores chamam de “casinhas”. Cada uma tem capacidade para produzir até 20 litros de água por dia. Os cerca de 100 litros de água dessalinizada produzidos diariamente no lote beneficiam atualmente cinco famílias do assentamento Olho D'Água.

Os assentados visitantes também participaram de uma demonstração do processo de limpeza do sistema de dessalinização solar, que deve ser realizado a cada dois meses.

O assentado Claudino Castro explicou que o volume de água dessalinizada produzida diariamente varia de acordo com as condições climáticas. Em dias chuvosos, segundo o agricultor, chega a aproximadamente sete litros. Em um dia de sol forte, conforme Castro, a tecnologia alternativa já chegou a produzir 22 litros de água dessalinizada.

Herbert Lopes de Oliveira, um dos filhos de Áurea, é um dos responsáveis pela manutenção e higienização do dessalinizador. “Desde o início eu achei muito interessante o dessalinizador solar. Assim que foi construído aqui no lote, eu logo me interessei em aprender a cuidar dele diariamente e faço isso com muito prazer”, afirmou o jovem.

A visita de intercâmbio foi concluída com uma roda de avaliação. Para o agricultor Jair Gomes, do assentamento Primeiro de Maio I, a atividade proporcionou aos assentados uma oportunidade de conhecer na prática a experiência de transformar água salobra em água potável com um baixo custo. “Eu já tinha ouvido falar, mas hoje tivemos a oportunidade de conhecer e ver como funciona esta riqueza que é o dessalinizador solar. No assentamento onde moro tem três poços e dois deles apresentam águas salobras. Um dessalinizador desse seria de extrema importância para as 18 famílias que moram lá”, afirmou o assentado.

Segundo o presidente da Coonap, Jonas Marques Neto, mais 16 dessalinizadores devem ser implantados pela entidade no assentamento Serra do Monte, em Cabaceiras, em parceria com a prefeitura do município.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Coonap.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB
(83) 3049-9259
http://www.incra.gov.br/pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário