sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Curso mostra atualidade do Oriente Médio


Salem Nasser, professor da Fundação Getulio Vargas, ministra as aulas ‘Viagem ao Oriente Médio em 5 estações’, de 14 de março a 02 de maio em São Paulo. Encontros tratarão de questões políticas e históricas da região.


São Paulo – A história e a política do mundo árabe são temas do curso Viagem ao Oriente Médio em 5 estações, que será ministrado por Salem Nasser, membro do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e professor de Direito Internacional e Coordenador do Centro de Direito Global e Desenvolvimento da Fundação Getulio Vargas (FGV). As aulas acontecem de 14 de março a 02 de maio, na capital paulista.

“A ideia é dar um panorama geral do Oriente Médio, sobretudo da atualidade, mas vamos voltar na história porque precisamos dar um contexto [aos fatos]”, explicou Nasser.

O curso será dividido em cinco aulas, cada uma com um país diferente como tema, com assuntos desembocando no tópico a ser abordado na classe seguinte. Líbano; Síria; Palestina; Irã e Iraque e Abertura do Leque serão os temas tratados. “As aulas formam um movimento de espiral. Começa no Líbano, passa para a Síria, Palestina, Irã, Iraque e abre para o resto do mundo”, aponta Nasser, esclarecendo o último tópico.

“O Líbano é um espelho no qual você consegue perceber um reflexo da região, seus conflitos e suas disputas”, diz o professor. Conectando com as próximas aulas, Nasser abordará a história em comum com os vizinhos Síria e Palestina, como o passado colonial que estes países tiveram.
“A Síria demanda uma atualidade maior por causa da guerra. A Palestina comanda muito do que acontece na região. Não dá para entender essa região, sem essa questão [da Palestina]. Ela é reveladora da posição de cada país na região”, afirma.

Sobre o Iraque, Nasser abordará a transformação do país após a invasão norte-americana, em 2003, sob a alegação de que, a partir dali, a região se tornaria democrática. Na mesma aula, o professor falará sobre os conflitos entre sunitas e xiitas no Irã, sobre o país como potencia regional e sobre suas disputas com a Arábia Saudita.

Na última aula, Nasser abre o escopo do debate para o Oriente Médio, tratando de países como Arábia Saudita e Turquia, além de formular conclusões sobre os países tratados anteriormente.

Serviço

Curso: Viagem ao Oriente Médio em 5 estações.
Carga horária: 10 horas
Dias: 14 e 28 de março  - 11 e 18 de abril  - 02 de maio - segundas-feiras alternadas (15 em 15 dias)
Horário: das 19h30 às 21h30.
Investimento: 3 x R$ 400 (R$ 1.200)
Local: Quintal Amendola, Alto de Pinheiros, São Paulo (o endereço completo do espaço será enviado após inscrição aprovada).
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail quintalamendola@gmail.com ou pelo site www.quintalamendola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário