segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Maturação pode levar safra 2016 mais cedo ao mercado, diz Cepea


Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 25/02/2016

Da redação
Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, tem recebido informações de que a maturação de frutos de café arábica tem sido antecipada em alguns pontos. “Com isso, produtores de algumas importantes áreas cafeicultoras podem iniciar a colheita já em meados de maio, antecipando a oferta de cafés da nova temporada ainda para o final do primeiro semestre. No geral, produtores estão animados também com o possível aumento do volume e da qualidade dos grãos 2016/2017”, afirmou o Cepea em material divulgado nesta quinta-feira (25/2).

Foto: Fernando Barbosa/ Amog
Registro de antecipação dos frutos na safra 2016, feito pelo diretor presidente do Conselho da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), Fernando Barbosa

A possibilidade havia sido comentada por Williams Ferreira, pesquisador da Embrapa/Epamig na área de Agrometeorologia e Climatologia e Marcelo Ribeiro, pesquisador da Epamig na área de Fitotecnia. “As condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais deverão favorecer o enchimento de grãos que em algumas regiões já tiveram início. Deve-se também estar atento, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva”, afirmaram os especialistas em artigo publicado no CaféPoint, em 13 de janeiro. (Leia o artigo na íntegra: Colheita de café pode ocorrer mais cedo devido ao clima)

Cerrado Mineiro e Sul de Minas
O Cerrado Mineiro e o Sul de Minas concentram o maior número de relatos deantecipação de colheita. As altas temperaturas durante o dia estão auxiliando na maturação dos grãos. Segundo o Cepea, muitos produtores também indicam que os grãos serão maiores que os da safra anterior e o volume de cafés de alta qualidade deve aumentar. A confirmação, no entanto, ainda depende do clima no final do desenvolvimento da safra e, especialmente, durante a colheita – umidade durante a colheita pode prejudicar a secagem e, consequentemente, a qualidade da bebida.

(+ Primeiros grãos de café com maturação antecipada são vistos em Minas Gerais)

Mogiana
Na região paulista Mogiana, o cenário ainda é incerto. Enquanto alguns produtores consultados pelo Cepea acreditam que a colheita poderá ser adiantada, outros ainda aguardam os próximos dias para analisar se os grãos estarão prontos um pouco antes do período tradicional.

Foto: Fernando Barbosa/ Amog
Primeiros grãos de café com maturação antecipada são vistos em Minas Gerais

Já em Garça (SP), em Matas de Minas e Noroeste do Paraná, colaboradores do Cepea indicam que a colheita de arábica deve se intensificar apenas em junho, período normal para a variedade. Com relação à qualidade e o tamanho dos grãos, produtores dessas praças também têm expectativa de safra volumosa e de alta qualidade, fundamentados nas precipitações ocorridas no período de enchimento dos grãos.

Robusta 
A colheita de robusta também pode ser antecipada em regiões do Espírito Santo, por conta das altas temperaturas que aceleram a maturação. Alguns agentes indicam que os trabalhos podem ser intensificados já a partir do final de abril, época em que geralmente são negociados basicamente os cafés precoces. O calor, no entanto, ainda prejudica os grãos capixabas. Apesar da possibilidade de irrigação, agentes consultados pelo Cepea indicam que as perdas não serão recuperadas e alguns estimam que a quebra pode chegar a 25% do inicialmente esperado pelos produtores.

Preços
Nessa quarta-feira (24/2), o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida durapara melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 482,08/saca de 60 kg, queda de 3% no acumulado de fevereiro. O Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima foi de R$ 383,35/saca de 60 kg, baixa de 3,6% no mês – a retirar no Espírito Santo.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário