quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ministério Público de São Paulo é questionado por falta de investigação de abusos policiais



Adital
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) falha em controlar as forças de segurança pública do Estado. É que constatam algumas organizações ligadas à defesa dos direitos humanos, que ingressaram, nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, com umarepresentaçãoquestionando essa omissão do MPSP, diante da atuação violenta e desproporcional da Polícia Militar nos recentes protestos contra o aumento da tarifa do transporte público.
ConectasArtigo 19IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São PauloNúcleo de Direitos Humanos e Ouvidoriada Defensoria Pública paulista avaliam que o MPSP falha em controlar e investigar as forças de segurança pública do Estado – função que lhe é atribuída pela Constituição Federal e por legislações estaduais. O Ministério Público tem 30 dias para responder, publicamente, às organizações.

agencia-brasil
Para as entidades, o MPSP falha em controlar as forças de segurança pública do Estado. Rovena Rosa/ Agência Brasil.


Cliqueaquipara ler a íntegra da representação.
"A sociedade precisa saber que o Ministério Público tem a obrigação constitucional de investigar os abusos cometidos pela polícia, seja quais forem. E é consenso que o Ministério Público de São Paulo tem sido inerte quando se trata de violência policial em protestos”, afirma Rafael Custódio, coordenador do Programa Justiça da Conectas.
De acordo com o artigo 129 da Constituição, o órgão está encarregado de "exercer o controle externo da atividade policial”. O documento apresentado pelas organizações também se baseia nas leis nacional e estadual, 8625/93734/93, respectivamente, que regulamentam, entre as funções do órgão, requisitar e acompanhar procedimento investigatório para responsabilização de agentes públicos.
A Lei Orgânica do MPSP ainda garante ao órgão o poder de requisitar à Secretaria de Segurança Pública a abertura de inquérito sobre a omissão ou fato ilícito cometidos pela polícia. Além de demandar providências para corrigir ilegalidades ou abusos de poder, o que não tem sido observado.

agencia-brasil
Policial aponta arma com munição letal para manifestante. Victor Venancio/TV Drone


Normas para o uso da força
Desde 2013, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Polícia Militar, vem protagonizando uma série de capítulos de repressão, violência e ilegalidade em contextos de manifestações públicas. Apesar de não haver uma legislação que regule a ação da polícia em protestos, existemregras e manuais nacionais, além de recomendações elaboradas por especialistas da ONU [Organização das Nações Unidas] e OEA [Organização de Estados Americanos], que orientam sobre como a polícia deve se comportar nessas situações.
Durante as grandes manifestações de junho 2013, a Conectas e o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública encaminharam à SSP um documento reunindo essas recomendações e consolidando-as em seis regras principais.
Veja aqui.
Diante da omissão da Secretaria, em abril de 2014, as entidades levaram o pedido ao Judiciário, através de uma Ação CivilPública, proposta pelo Núcleo de DH da Defensoria Pública, e de umamicus curiae das entidades Conectas e Artigo 19. As ações buscavam preencher o vazio legislativo quanto à regulação da atividade policial, proibindo, inclusive, o uso de balas de borrachas em manifestações. O juiz de primeira instância acolheu o pedido em decisão liminar, porém, a medida foi derrubada, uma semana depois, pelo Tribunal de Justiça do Estado, onde permanece parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário