Cinco membros da diretoria da Coopeavi, estiveram no município de Jaguaré nesta semana. O propósito da visita foi conhecer o Pólo Industrial do local, onde a Cooperativa pretendecolocar um armazém de café, onde além de maquinário haverá balança, vestiário, escritório e toda a estrutura para atender ao produtor.
A Coopeavi trabalha com a compra dos insumos e consultoria técnica até a comercialização do café. Com armazéns de capacidade de estocagem com mais de 120.000 sacas (Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio), logística de retirada de café das propriedades, equipamentos para beneficiamento e rebeneficiamento, para atender a demanda de sua área de atuação. A Coopeavi é a segunda cooperativa em número de técnicos agrícolas no Estado. Hoje o produtor para aderir a cooperativa precisa investir apenas R$250,00. No ano passado foram feitos oito milhões de reais em financiamento para os cooperados.
Segundo o diretor administrativo e comercial da Coopeavi, Denilson Potratz – a capacidade desse armazém seria de 150 e 200 mil sacas de café, podendo variar conforme o porte de produção do município. A Coopeavi já tem fechada a exportação de 8 containers de café conilon para a Alemanha e Rússia, dois desses já foram enviados para a Alemanha. O interesse no norte do estado vem do fato do conilon estar ocupando gradativamente um lugar de maior destaque no comércio e consumo de café. Em função da região de Jaguaré despontar como a capital nacional do conilon em quantidade e também em qualidade, vê-se a possibilidade dessa expansão da Coopeavi no Pólo Industrial local.
A previsão é que a colheita de café conilon em Jaguaré em 2012 ultrapasse as 600 mil sacas, movimente, na colheita, mais de 21 milhões de reais só em pagamento de mão de obra de mais de 10 mil pessoas que trabalharão na retirada e beneficiamento do café.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário