terça-feira, 7 de agosto de 2012

2º Fest Café valoriza ‘ícone’ de Londrina e Região



Público poderá experimentar, de 6 a 31 de agosto, pratos e bebidas à base do grão, parte da história da região; evento continua até 31 de agosto em 17 estabelecimentos da cidade 
O café será o produto-destaque em 17 estabelecimentos de Londrina, de 6 a 31 de agosto, durante o 2º Fest Café – Circuito Gastronômico do Café. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio do Sebrae/PR, da Rota do Café e de outras entidades parceiras. A abertura do Fest Café acontece nesta segunda, dia 6, às 19 horas, na Cervejaria Fábrica 1 (Rua Juiz de Fora, 22). 

O público poderá degustar, durante este mês, o cafezinho em suas mais variadas versões. Além de saborear o grão em drinks e bebidas diferenciadas, será uma oportunidade para provar o café também em entradas, pratos principais e sobremesas. 

Londrina já ostentou o título de “Capital do Café” no século passado. A geada negra dizimou a cafeicultura do norte do Paraná em julho de 1975. Apesar da queda na produção, o grão continua sendo o símbolo do norte do Paraná e ainda movimenta a economia da região. 

Além do cultivo de cafés especiais no Norte Pioneiro, a Rota do Café – roteiro turístico formado por 15 municípios concebido pelo Sebrae/PR – atrai visitantes e renda para os empresários. Agora, o potencial gastronômico do café começa a ser explorado com mais vigor e a criação do Fest Café, no ano passado. Esta é mais uma ação ancorada no produto que visa o desenvolvimento econômico de Londrina e Região. 

De acordo com Sérgio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR, o café já conquistou paladares no mundo todo e é uma bebida tipicamente brasileira. Para ele, o Fest Café resgata a memória de Londrina. 

“O Festival é uma forma de manter a nossa tradição. Através de vários eventos ligados ao café, queremos celebrar a importância histórica, cultural e econômica do grão tão apreciado pelo brasileiro. O evento apresenta também o que temos de melhor na Rota do Café”, afirma. 

O Fest Café também é uma forma de incentivar os proprietários de empreendimentos da área de gastronomia a criarem receitas que levam o café como ingrediente e tornar Londrina um polo gastronômico. 

Arnaldo Falanca, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), defende que os empresários londrinenses devem tirar proveito do ícone da cidade para melhorar os negócios. “O grão pode ser utilizado como uma estratégia de marketing e pode atrair turistas interessados no sabor e no aroma do café”, diz. 

Sobre o Sebrae/PR 

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. 

Informações para a imprensa: 

Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR 
Jaqueline Gluck  (41) 3035-5669 ou  (41) 9602-7541 
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte: Giovana Chiquim 
 (43) 9135-3040 / 3344-3403 jornalismolondrina@savannah.com.br 
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR
Visualizar |  

Nenhum comentário:

Postar um comentário