segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Artesanato Capixaba ganha prêmio da Unesco



Pela primeira vez um produto do Artesanato Capixaba recebe o prêmio “Reconhecimento de Excelênciada Unesco para os produtos artesanais do  Mercosul+”. A carteira de mão feita com taboaproduzidapelo Núcleo de Artesanato em Taboa de Anchieta (Naboa), acaba ganhar o primeiro lugar do Brasil na3ª edição do prêmiorealizada no Uruguai.

A seleção dos produtos participantes da competição foi feita pelo Programa do Artesanato Brasileiro (Pab) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Ao todo, no Brasil, foram inscritas 62 peçasartesanais, de 12 estados brasileiros, das quais foram selecionadas 13 peças, de 11 artesãos.
   
Para essa edição do prêmio, foram apresentados 96 produtos artesanais, sendo 26 da Argentina, 13 do Brasil, 26 do Chile, 13 do Paraguai e 18 do Uruguai. Os produtos foram selecionados pelos Comitês Nacionais e apresentados em um evento realizado no período de 29 de julho a 1º de agosto, durante a ”Semana Internacional de Artesanato”, promovida pela Diretoria  Nacional de Artesanato e Pequenas e Médias Empresas do Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, e pelo Escritório daUnesco em Montevidéu.

O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar os artesãos na criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais.

“Mais uma vez o Artesanato Capixaba mostra sua importância. O prêmio é um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento”, afirma Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.

O evento contou com a participação de 11 países e de representantes de artesãos do Uruguai. As peças selecionadas ficarão em exposição nos escritórios da Unesco. O Reconhecimento de Excelência da Unesco para o Artesanato foi criado em 2001. Desde 2006, tem sido realizado na Ásia, África e América Latina.

Colocação

1. Carteira de Mão

Obra de César Wesley Conti, Anna María Rebello y Zilda Aparecida Mendes (Núcleo de Artesanato em Taboa – Naboa/ Anchieta) 

2. Colar - Cores da Mata
Obra de Rodney Paiva Ramos

3. Santa Inanimada
Obra de Nicodemos Souza de Miranda

4. Búfalo Montado
Obra de Darlindo José de Oliveira, Oscarino Braga, Paulo Baia, Antonio Braga, Carlos Baia y Luiz Carlos (Grupo de Mestres Artesaos de modelagem em Balata)

5. Palma Barroca
Obra de Hercilia Batista Herculano

6. Penca de Balangandã
Obra de Aguilardo de Souza Teixeira


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Aderes Thama Boldrini (27) 3636-8572 / 9727-4327 E-mail: thama.boldrini@aderes.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário