sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cachoeiro promove desenvolvimento rural sustentáve




Entre as principais ações, está o fortalecimento das feiras livres de Cachoeiro

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está incentivando produtores a apostarem na sustentabilidade. Por meio de uma série de projetos realizados em parceria com as famílias rurais, o município incentiva a diversificação da economia rural, buscando aliar respeito ao meio ambiente e qualidade de vida no campo.
As frentes de trabalho são várias e se somam. De um lado, a prefeitura aposta em projetos ligados ao desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, como forma de incentivar a permanência dos produtores no campo. De outro, investe em assistência técnica e orientações para produzir mais, melhor, com menos uso de agrotóxicos.
Sucesso
Os vários campos de ação estão melhorando a qualidade de vida do homem do campo. Sueli França Azevedo, 49 anos, moradora de Bebedouro, conta que começou comercializando pequenas quantidades de produtos da agroindústria na Feira Livre da Agricultura Familiar. “Eu mandava duas caixas de produtos para a feira e pagava o frete para meu irmão”.
A quantidade foi aumentando e ela sentiu a necessidade de comprar um carro. “Isso é retorno e muito trabalho. Tem dia que levanto 5h e vou dormir 22h. É tenso, mas no final compensa. Graças a Deus o que faço é com carinho, dedicação, vendo tudo o que eu faço”, conta a agricultora, que cuida de 2.800 pés de café em parceria com o irmão.
Ela ainda arruma tempo para fazer pães, doces, biscoitos e outros tipos de massas que comercializa na Feira Livre da Agricultura Familiar, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, na Feira do Aeroporto (ginásio do bairro) e venda por meio da Compra Direta do Agricultor para a Alimentação Escolar.
Hoje, ela comemora o fato de estar terminando a estrutura da parte física de sua agroindústria. “Estou com obra de agroindústria 90% concluída. Acredito que dentro de 30, no máximo 60 dias, eu consiga concluir a parte hidráulica, a instalação elétrica e os 60 cm de calçada, necessários para colocá-la em atividade”.
Mais renda
Outro produtor que está comemorando a melhoria na qualidade de vida é Renato Tedesco, 44. Morador de Jacu, ele conta que a vida era mais difícil antes de começar a fornecer frutas para a rede municipal de educação, por meio da compra direta. De maio a agosto, sua família vivia da venda do café, mas depois desse período o mercado era incerto.
“Essa iniciativa dá diferença na nossa renda familiar. Veio para ajudar. A gente pode usar para fazer um passeio ou para melhorar a qualidade de vida. Agora, dá para planejar melhor a nossa vida porque temos renda o ano todos. Vender para a merenda escolar foi um nicho de mercado para agregar mais valor ao nosso produto”.
Confira as principais ações para desenvolvimento sustentável do meio rural!
Diversificação da economia rural – a prefeitura vem investindo em ações para incentivar a diversificação da economia rural e oferecer novas opções de emprego e renda para as famílias de localidades e distritos. Entre eles, seminários e orientações sobre a apicultura, aquicultura, fruticultura e até incentivo à formação e fortalecimento de agroindústrias.
Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café – O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro de Itapemirim incentiva o desenvolvimento, de forma responsável. Em uma das etapas da disputa, a prefeitura aplica um questionário para ver se a propriedade investe em sustentabilidade.
Melhoria de pastagens – A intenção é oferecer assistência técnica especializada para indicar corretivos e sementes mais produtivas e de maior valor nutricional para o gado, permitindo o aumento da produtividade na pecuária, sem a demanda de novos espaços. A administração já captou recursos junto ao governo do estado e está licitando insumos para realizar projeto de melhoria de pastagens em Cachoeiro.
Parceria com a Chão Vivo – Cinco propriedades de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo apoio para produzir alimentos ecologicamente corretos e conseguir certificação de produto orgânico. O objetivo é incentivar uma agricultura sustentável, com maiores lucros para a família rural tanto no aspecto econômico quanto ambiental.
EnCasa – Em abril do ano passado, a prefeitura municipal, junto a outros parceiros, realizou o Encontro da Agricultura Familiar e do Saber Agroecológico (EnCasa), que reuniu agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais e assentados para socializar conceitos e práticas sobre agroecologia – uma ciência que estuda a melhor forma de integrar a agricultura, o homem e o ambiente. O evento foi considerado um sucesso.
Feiras livres da agricultura familiar – têm sido acompanhadas, de perto, pela prefeitura de Cachoeiro, como forma de aproximar campo e cidade, permitir o comércio sem atravessadores e aumentar o retorno financeiro do produtor rural.
Tíquete feira – Criado há um ano, ele representa melhora na qualidade de vida do servidor, que conta com R$ 10 em tíquetes por semana, para ajudar na feira, e na do produtor rural, que ganhou mais um espaço para vender seus produtos.
Alimentação Escolar – A prefeitura realiza chamadas públicas para a compra de alimentos para as escolas municipais diretamente do produtor rural, o que significa mais uma fonte de renda para o produtor e comida saudável e fresca para os estudantes da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário