sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cenário atual para a CAFEICULTURA ? COMPARTILHEM !



Prezados amigos,
Como de sempre nossas lideranças cafeeiras estão caladas - pois nunca se manifestam, por medo, receio ou conveniência, vamos lá fazer o papel deles.
Gostaria de compartilhar aqui o cenário que nós CAFEICULTORES ESTAMOS VIVENDO nesta safra deste ano, por sinal, parece pior do que o ano de SECA EXTREMA. Pontualmente vamos descrever :
1. Nossa safra deste ano está no MÍNIMO 35 % no chão, o que resultará sem nossa conivência uma PIORA na qualidade dos grãos sem precedentes.
2. As chuvas trouxeram vários problemas para nós nesta colheita :
A - Controle do mato fora de época, o que nos gera um alto custo.
B- A recata do café no meio do mato - ficará muito café para tráz o que além do prejuízo de não recatar o grão desta safra, ocorrerá o problema da BROCA para o ANO que vem.
C-  A grande umidade nos cafezais - existem relatos que nas regiões perto das represas o café foi colhido "RIADO" no pé.
D-  Incidência da doença FERRUGEM  nas lavouras, pela alta umidade, o que prejuducará a safra de 2013, pois com a queda das folhas não vingam os chumbinhos.
3. Por mais que adubamos, estamos tendo uma quebra no beneficiamento do café - precisando de mais café da lavoura para fazer o café beneficiado no SACO. A QUEBRA DA SAFRA SERÁ EXPRESSIVA.
4. Grande falta de mão de obra para os trabalhos na ROÇA.
5. ANO QUE VEM 2013 É DE SAFRA BAIXA - O QUE ESPERAR ?
Enfim, CENÁRIO NEGATIVO, MAIS UMA VEZ AOS CAFEICULTORES.
COMPARTILHEM !!!!!
SDS.


Visualizar | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário