quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dia do capoeirista: Em Colatina mais de 300 jovens praticam capoeira pela Prefeitura



Dia 03 de agosto é lembrado como o Dia do Capoeirista, em Colatina haverá uma roda especial.
O projeto “Arte e Cidadania” oferece o esporte gratuitamente em doze bairros do município.
 
Dia 03 de agosto é lembrado como o Dia do Capoeirista. Em Colatina, mais de 300 crianças e adolescentes praticam a arte, que é uma mistura de dança e luta, e teve seu surgimento no início da colonização brasileira. Muito ligada às manifestações culturais a arte se incorporou a cultura nacional tornando-se muito popular por aqui.
 
Para lembrar esta data, o Grupo Malungos de Colatina realiza nesta sexta-feira (03), a partir das 19 horas uma roda de capoeira especial em comemoração a data. E no dia 11 de agosto, um novo encontro, dessa vez na Praça Municipal com um dia inteiro de capoeira e percussão.
 
Desde 2006 o projeto “Arte e Cidadania” está sendo desenvolvido em Colatina atendendo crianças e adolescentes de todas as idades em situação de vulnerabilidade social.
 
Graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura do município e o Centro Desportivo de Capoeira e Cultura Africana Nação Malungos, de Colatina, hoje mais de 350 crianças e adolescentes participam das oficinas de capoeira e de percussão gratuitamente.
 
Conforme informou Claudio do Nascimento, mestre do grupo Malungos, a criação dos núcleos e ampliação do projeto só foi possível devido a parceria com a Prefeitura e com as associações de bairro. Para o mestre, a arte da capoeira tem incentivado as crianças e adolescentes a terem uma vida saudável e longe da influência das drogas e criminalidade.
 
Os bairros Bela Vista, Olívio Zanotelli, Maria Ismênia, Vista da Serra, Perpétuo Socorro, Santo Antônio, Vila Real, 15 de Outubro, Ayrton Senna, Columbia, São Vicente e Operário já são atendidos com núcleos do “Arte e Cidadania”, as aulas são gratuitas e os interessados podem procurar qualquer um dos núcleos para se inscrever.
 
Texto: Jackson Guasti
Foto: Apresentação do grupo Malungos de Colatina. (foto: PMC/Laércio Signorelli)
_______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Capoeira (1).JPGCapoeira (1).JPG
195K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Capoeira (2).JPGCapoeira (2).JPG
184K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário