quinta-feira, 2 de agosto de 2012

IX Festa do Café Conilon comemora a colheita em Montevidéo 02/08/2012 - 12h23min



n


Assessoria de Comunicação Incaper
A força do café conilon no Espírito Santo já está mais do que comprovada. Sendo a espécie mais cultivada no Estado, que é o segundo maior produtor de café do Brasil, o conilon tem espaço consolidado até nos pequenos redutos produtivos. É o caso da comunidade de Montevidéo, localizada no município de Conceição do Castelo, onde será realizada a IX Festa do Café Conilon. A festa, aguardada por produtores e moradores da região, será no próximo domingo (05), com realização do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Montevidéo, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O evento surgiu com uma iniciativa da própria comunidade que desejava comemorar a colheita do café conilon. A participação do Incaper na realização da festa é reflexo do envolvimento do Instituto com a comunidade e os produtores. “Fomos convidados a construir o evento por estarmos sempre próximos da comunidade em outras ações, assistindo suas atividades na agricultura. E uma comemoração também é uma atividade muito importante, extremamente ligada ao trabalho do Incaper com os produtores”, explica Adilar Viana, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Conceição do Castelo, sobre a importância de fortalecer os laços do Instituto com os agricultores.

A programação da festa terá início às 10 horas com a Celebração da Palavra em agradecimento à colheita do café conilon. No decorrer do dia, além de shows com bandas de forró para animar o evento, haverá também um concurso de adivinhação em que os participantes tentarão descobrir quantos quilos de café um galho em exposição produziu. Os vencedores que adivinharem com exatidão ou chegarem mais próximos poderão faturar uma saca de café conilon. A expectativa é de que 500 pessoas participem da festa que deve se encerrar por volta das 22 horas.

Atualmente, a comunidade de Montevidéo tem sua atividade agrícola voltada, principalmente, para o café conilon, o que resulta numa produção de cerca de 8.000 sacas ao ano. O Incaper presta assistência técnica a esses produtores com o objetivo de otimizar o cultivo e aumentar a qualidade de vida dos agricultores. Neste ano, foi realizado um Dia de Campo do Café Conilon na localidade, com o intuito de transferir conhecimento sobre novas técnicas aos produtores.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário