terça-feira, 28 de agosto de 2012

Peru celebra "Dia do Café Peruano" para fomentar consumo interno



O Dia do Café Peruano foi comemorado na última sexta-feira pelo quinto ano consecutivo com o objetivo de fomentar e massificar o consumo interno desse produto.

A forte demanda de café peruano tem colocado esse grão no terceiro lugar de exportação e quarto de produção a nível mundial, convertendo o país em líder na venda de café orgânico, que chega a 46 nações no mundo. Atualmente, o café é o principal produto agrário de exportação peruana, com as vendas no primeiro semestre de 2012 chegando a US$ 251,3 milhões.

O consumo interno atual é de somente 500 gramas per capita, enquanto países como Colômbia e Brasil contam com quatro a seis quilos de consumo per capita, respectivamente. Por esse motivo, o Ministério da Agricultura (Minag) instituiu que na quarta sexta-feira do mês de agosto é celebrado o Dia do Café Peruano, celebrando o desenvolvimento competitivo do café como produto bandeira e, mais ainda, o crescimento de uma cultura cafeeira entre a população.

A celebração do Dia do Café Peruano contou com a participação do ministro da Agricultura, Milton Von Hesse, com o presidente da Câmara Peruana de Café e Cacau (CPC), Ricardo Huancaruna, e do presidente da Junta Nacional de Café (JNC), Anner Román, entre outros. 

A reportagem é da www.rpp.com.pe, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário