quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto de Coleta Seletiva colatinense é apresentado em Santa Maria de Jetibá



O Projeto de Coleta Seletiva realizado em Colatina serviu de modelo para o desenvolvimento do projeto em Santa Maria de Jetibá.
 
As equipes de Educação Ambiental e Fiscalização Urbana do Sanear, apresentaram nesta terça-feira (31), para a população de Santa Maria de Jetibá, o Projeto de Coleta Seletiva. As equipes foram convidadas pela Secretaria de Serviços Urbanos de Santa Maria de Jetibá, para participarem do lançamento do programa de coleta seletiva naquele município.
 
O Projeto de Coleta Seletiva realizado em Colatina serviu de modelo para o desenvolvimento do projeto em Santa Maria de Jetibá. Segundo Melise Alves, gerente de Educação Ambiental do Sanear, representantes da Secretaria de Serviços Urbanos de Santa Maria de Jetibá estiveram em Colatina onde puderam colher informações sobre como o projeto é desenvolvido em nosso município. “Nós estamos orgulhosos, pois fomos escolhidos como o município modelo de referência para implantação do projeto de coleta seletiva. Isso mostra que nosso trabalho está dando certo” frizou.
 
Durante a apresentação do funcionamento do modelo de coleta seletiva em Colatina, as equipes do Sanear compartilharam as experiências vividas, e quais as dificuldades encontradas. Foram demonstrados também todos os passos da coleta e como ela está sendo a aceitação da população colatinense.
 
Coleta Seletiva
 
Implantado em outubro de 2011, o projeto Coleta Seletiva tem como objetivo transformar Colatina uma cidade sustentável. De acordo com o Sanear, que encabeça o projeto, por meio de ações de conscientização sobre a importância da reciclagem a população vem aumentando sua participação a cada dia.
 
O Projeto prevê a destinação adequada dos resíduos sólidos, e redução do volume dos resíduos destinados ao aterro sanitário. Para que a coleta funcione, foram instalados 84 ecopostos (pontos de coleta) em pontos estratégicos da cidade. Após a separação feita pelos moradores, os resíduos são depositados nos ecopostos, e recolhidos por carros baús. Os horários e os pontos de coletas dos bairros podem ser conferidos no site da prefeitura no link: www.colatina.es.gov.br.
 
Além dos ecopostos, também foram disponibilizados 22 pares de contêineres no Centro do município. Cada par possui uma caixa coletora para resíduos úmidos, e outra para resíduos secos.  O lixo úmido é recolhido por um carro apropriado e levado para o Cetreu (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos) de Colatina. Enquanto o lixo seco é recolhido pelos carros coletores para reaproveitamento do material. O material reciclado é separado e vendido. A renda dessa venda custeia toda a cadeia de ações do projeto.
 
Além disso, no último mês a Prefeitura instalou 200 lixeiras em pontos estratégicos e que vai ajudar a preservar a cidade limpa.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: As equipes de Educação Ambiental e Fiscalização Urbana do Sanear durante apresentação do projeto.
_________
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Sanear - Santa Maria  (1).JPGSanear - Santa Maria (1).JPG
134K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Sanear - Santa Maria  (2).JPGSanear - Santa Maria (2).JPG
135K   Visualizar   Compartilhar   Baixar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário