terça-feira, 28 de agosto de 2012

Um Momento Histórico na Cafeicultura Capixaba



EM 1983, embora os assuntos relativos ao café fossem ainda dirigidos pelo IBC-Instituto Brasileiro do Café, o Secretário de Estado da Agricultura de então Ricardo Santos, convidou o Eng° Agrônomo Frederico de Almeida Daher para assumir a Coordenadoria de Café na Seag com o propósito de acompanhar e implementar ações que pudessem dar ao poder público estadual um acompanhamento melhor da cafeicultura no ES. Instituiu-se, em função desse fato a edição mensal de um boletim, distribuído na época ao setor produtivo, com informações que abordavam a realidade do setor na esfera internacional, nacional e estadual.
O Eng° Agrônomo Frederico de Almeida Daher, tornou-se assim, o primeiro coordenador de café na história da cafeicultura capixaba.
Ações de parceria começaram a ser implementadas com o IBC até a extinção do mesmo em 1990, pela Lei 8029 de12/04/1990.
Com esse fato a Seag tomou a si a responsabilidade de conduzir a política do Café no ES.
Procurou-se, então, a aproximação de todos os setores do agronegócio café no estado o que acabou ensejando o amadurecimento de ações que culminaram já no Governo Albuino Azeredo, tendo como Secretário de Estado Luiz Paulo Veloso Lucas  a criação da Câmara Setorial do Café solenemente instituída em setembro de 1993. Em seguida foi criado o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café em reunião realizada no auditório da Rede Gazeta de Comunicações em 16/12/1993. O Cetcaf foi criado e permanece até hoje como Instituição Privada sem fins lucrativos e econômicos.
Ressalte-se que nesse período (outubro de 1993) o Estado do Espírito Santo como ente federativo lança o seu primeiro plano que sistematizava a ações para a cafeicultura capixaba, o RECAFÉ.
Portanto, desde 1983 o Eng° Agrônomo Frederico de Almeida Daher esteve e está, juntamente com importantes profissionais da Cafeicultura capixaba, permanentemente envolvido em ações para o fortalecimento do café como alternativa econômica e social ao desenvolvimento do ES.

Frederico de Almeida Daher
Superintendente do CETCAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário