segunda-feira, 25 de maio de 2015

Exposição evidencia relação da agricultura familiar com a natureza

0  0 
 
 
segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 18:15
A relação da agricultura familiar com a natureza e sua diversidade estão à mostra para o público do Distrito Federal, no Jardim Botânico de Brasília. A Exposição Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas, que vai até o dia 18 de junho, dá aos visitantes a oportunidade de conhecer e explorar cada um dos seis biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.
Agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de todo o País estão representados na Exposição. A ideia surgiu depois de uma articulação entre o governo e a sociedade civil, que teve como resultado o II Seminário Nacional da Sociobiodiversidade (19 e 20 de maio) e a mostra. “A principal ideia da exposição é que possamos divulgar o conceito da sociobiodiversidade, a importância das pessoas que vivem nas florestas e os diferentes biomas brasileiros”, define a coordenadora de Diversificação Econômica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Duringer.
Para isso, foi montado um circuito com seis árvores, representando os biomas, e nos troncos estão prateleiras com informações e produtos da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais. Os produtos são apenas para exposição. “A promoção comercial acaba acontecendo mesmo assim, porque as pessoas veem a marca. Dessa forma, a gente consegue divulgar também o Selo da Agricultura Familiar e as marcas dos empreendimentos”, explica Maria.
A mostra
“A Exposição é totalmente interativa e sensitiva. O visitante visualiza as informações sobre cada bioma com fotos, sente o cheiro dos biomas, porque os produtos estão ali. Ele também é convidado a interagir escrevendo mensagens nas árvores sobre aquele bioma ou sobre a importância daqueles produtos ou das pessoas que estão envolvidas. O público tem gostado muito”, diz Maria.  
A exposição também é adaptada para deficientes visuais, com tradução em braile e sinalização no piso. “A ideia é sensibilizar, divulgar e dar visibilidade para esse povo que muitas vezes não é visto”, finaliza Maria.
A expectativa é de que passem pelo Jardim Botânico cerca de duas mil pessoas por semana, totalizando oito mil visitantes nas quatro semanas de exposição. Quem passar pelo local poderá exercitar todos os sentidos e interagir com as riquezas culturais, naturais e os produtos da sociobiodiversidade durante o circuito.

Serviço
Exposição Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas
Data: de 19 de maio a 18 de junho (terça a domingo)
Hora: das 9 às 17h
Local: Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília – Lago Sul (DF)
Valor: R$ 2,00 (preço do ingresso para entrada no Jardim Botânico de Brasília)

Jalila Arabi
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/exposi%C3%A7%C3%A3o-evidencia-rela%C3%A7%C3%A3o-da-agricultura-familiar-com-natureza#sthash.kwWKgAtQ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário