segunda-feira, 25 de maio de 2015

Credito Fundiário beneficia 82 famílias de agricultores no MS

0  0 
 
 
segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 18:45
Ser dono da própria terra, ter uma casa, produzir de maneira qualificada -  com assistência técnica e irrigação – frutas, grãos, mandioca, bem como investir na criação de animais. Um sonho que se tornou realidade para 82 famílias de agricultores, do município de Jardim (MS), que receberam as escrituras de suas propriedades rurais, financiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF/MDA).
A área de 499,96 hectares adquirida, por meio da Linha do PNCF Combate à Pobreza Rural, foi dívida em três associações: Conquista do Mimoso, Boa Vista e União Jardim, com 27, 27 e 28 famílias associadas, respectivamente. Além dos R$ 4,5 milhões para a compra da terra, será disponibilizado um recurso, não reembolsável, de R$ 1,2 milhão de Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC) para a estruturação da propriedade (contratação da assistência técnica, construção de casas, perfuração de poços, implantação de rede de distribuição de água, compra dos animais, cercamento da propriedade).
Para Dalciria Dias Felix, presidente da associação Boa Vista, a mudança foi muito grande e a alegria também. “Estamos vivendo um sonho. Desde muito tempo trabalho na roça, primeiro com meus pais e depois com o meu marido, mas sempre na terra dos outros. Passamos 10 anos acampados, foi muito difícil, mas agora posso dizer orgulhosa: tenho minha própria terra.”
A agricultora conta, ainda, que não vê a hora de começar a plantar, colher as frutas que tem na propriedade e construir sua casa. “Com o Crédito Fundiário pude comprar uma terra boa, com pomar e nascente, que vou proteger com carinho. Com o recurso de SIC vou plantar mandioca e criar umas vaquinhas, garantindo o leite e o queijo, para ajudar no pagamento do financiamento. É uma enorme conquista, pois passei de sem terra para proprietária”, comentou entusiasmada a Dalciria ao salientar que sempre acreditou que esse dia chegaria.

Programa Nacional de Crédito Fundiário
O PNCF é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento - que tem juros e prazos bem acessíveis - disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode ser individual ou coletivo.
Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), o programa, desde sua implantação, já beneficiou mais de 136 mil famílias
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/credito-fundi%C3%A1rio-beneficia-82-fam%C3%ADlias-de-agricultores-no-ms#sthash.6oYxogfK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário