segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ministro Patrus Ananias participa da celebração de 30 anos do MST em Santa Catarina

\ 0  0 
 
 
segunda-feira, 25 Maio, 2015 - 15:15
Foto: Albino Oliveira/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, participou, nesta segunda-feira (25), das comemorações dos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Santa Catarina. Os assentamentos, localizados no município de Abelardo Luz (SC), comportam 1,5 mil famílias e produzem, diariamente, 100 mil litros de leite e cinco toneladas de peixe (tilápia). 
A cerimônia foi realizada no Assentamento 25 de Maio, que leva o nome da data de chegada das famílias, que ocorreu no ano de 1985. O ministro Patrus reforçou o compromisso do MDA com a reforma agrária. “Nós estamos com um desejo muito grande, uma vontade, que é assentar dignamente todas as famílias acampadas. Nossa vontade é que não tenhamos mais pessoas embaixo de lona, no Brasil, até o final do governo da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.
Outro objetivo do ministério, segundo Patrus, é tornar os assentamentos mais produtivos e atrativos para que jovens e crianças permaneçam no campo. “Que viabilizemos, com outros ministérios, para levar inclusão digital, cultura, espaços para atividades esportivas, saúde, infraestrutura e educação para os assentamentos”, apontou.
O diretor Nacional do MST Vilson Santin participou da ocupação em 1985. “A emoção é muito grande. São 30 anos das primeiras ocupações de latifúndio. Essa região não tinha nada! E nós transformamos isso em território de vida e de produção de alimentos saudáveis e de qualidade”, salientou Santin.
Pátria
O ministro ainda ressaltou o compromisso do Governo Federal de atuar por todos os brasileiros e estrangeiros que moram no País, sem discriminação social. “Que o solo dessa pátria seja o solo de todos os brasileiros. E quem nasceu aqui, quem escolheu viver aqui, deve ter a certeza de que esta pátria é justa, acolhedora e feliz”, defendeu.
Após o evento, o ministro Patrus Ananias se reuniu com lideranças do MST de todas as regiões de Santa Catarina para debater sobre o andamento da reforma agrária no estado.
João Paulo Biage
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-participa-da-celebra%C3%A7%C3%A3o-de-30-anos-do-mst-em-santa-catarina#sthash.nlSrgz1d.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário