segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Após incluir música na grade, rádio Estadão demite funcionários e fecha área de esportes

Redação Portal IMPRENSA 05/10/2015 14:30

As mudanças na grade da Rádio Estadão, com a inclusão de músicas na programação, afetou o quadro de funcionários da emissora. Cerca de 30 profissionais foram demitidos e a rádio conta agora apenas 13 empregados, sendo dez jornalistas e três chefes. O departamento de esportes foi encerramento com a dispensa de todos os que atuavam neste setor.

Crédito:Reprodução
Emissora reduziu quadro de funcionários ao adotar músicas na grade

Na sexta-feira (2/10), a direção já havia convocado os profissionais por e-mail no fim de semana para uma reunião que ocorreu durante a manhã desta segunda (5/10), informou o jornalista Anderson Cheni, em seu blog.  Assinada pelo diretor geral da emissora do Grupo Estado, Acácio Costa, a mensagem dizia: "Caro, na próxima segunda-feira, realizaremos uma Reunião Geral de Alinhamento da Rádio Estadão, ocasião em que abordaremos nossos resultados e a evolução do negócio. Para tanto, solicito  sua presença na sede do Estadão – prédio administrativo, 6º andar – na Sala Cecilia Mesquita, às 9 horas da manhã de segunda, dia 05 de outubro. Sua presença será muito importante. Obrigado".

IMPRENSA apurou que, durante o informe sobre as demissões, Costa disse que sentia muito por tomar a decisão de demitir os jornalistas, mas que a rádio não estava tendo a audiência e crescimento esperados. Ela ainda teria pedido desculpas pelos próprios erros, por não ter conseguido o sucesso da emissora. Funcionários relatam que Paula Marinho, editora-chefe interina, chorou muito durante o anúncio dos cortes, alegando que teria tentado de tudo para evitar isso. 

Entre os dispensados estão nomes como Geraldo Nunes (um dos poucos que trabalharam na antiga Rádio Eldorado), Roxane Ré (ex-CBN), Vinicius França (ex-Bandeirantes) e Weber Lima, que comandava o departamento de esportes da emissora, encerrado após o corte dos funcionários que restavam.  

Clima
Há informações internas de que os acionistas não irão mais investir na emissora e os funcionários que ficaram não sabem até quando a rádio fica no ar. Especula-se que funcione somente até dezembro de 2015.
As mudanças na grade anunciadas nesta segunda também pegou os ouvintes de surpresa. Como não foi realizada uma divulgação prévia sobre as alterações, a rádio recebeu uma enxurrada de reclamações, especialmente via Whatsapp. Em razão disso, o celular que recebe as mensagens do público chegou a ser desligado.

Muitos dos demitidos criticaram a forma como a questão foi conduzida, pois desde sexta (2/10) muitos sabiam que haveria dispensas. Como não sabiam que iria sair, entenderam que o anúncio ocorreu na segunda (5/10), justamente para que nenhum profissional faltasse ao plantão no fim de semana.

Procurado por IMPRENSA, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo disse que ainda não há informações exatas sobre o número de cortes. A informação inicial recebida pela entidade foi de que 15 jornalistas e 10 radialistas teriam sido dispensados. A emissora ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Mudanças

Nesta segunda (5/10), a emissora divulgou um comunicado para informar que o jornal matutino "Estadão No Ar Primeira Edição” ganhou mais uma hora e passou a ir ao ar entre 6h e 10h. Allém disso, informou que, ao longo do dia, a emissora deve alternar entre notas informativas e músicas. Já às 20h, entra no ar o “Estadão Noite”, programa musical com quatro horas de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário