quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Especialização em Agroecologia é concluída no Ceará



Publicado dia 08/10/2015
 
A Superintendência Regional do Incra no Ceará participou, terça-feira (6/10), do seminário “Universidade e Movimentos Populares: trilhando agroecologia em caminhos contra-hegemônicos”. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Zootecnia, na Universidade Federal do Ceará (UFC), marcando a conclusão da Especialização em Agroecologia, curso desenvolvido em parceria entre Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), CNPq, UFC e movimentos sociais.
 
A solenidade iniciou-se com a apresentação do coral da Associação dos Docentes da UFC (Adufc), formado por professores em atividade e aposentados. Logo após, passou-se ao discurso dos convidados que faziam parte da mesa de abertura da reunião.
 
O superintendente do Incra/CE, Roberto Gomes, parabenizou todos os concludentes pela formação em agroecologia e destacou a importância do Pronera. Segundo ele “os cursos têm ajudado e fortalecido a educação do campo em seus vários níveis: desde a educação fundamental até a pós graduação”, disse.
 
Quem também esteve presente durante todo o evento foi, o agora pós-graduado, Ribamar da Silva. Ele é assentado no município de Pentecoste, distante cerca de 100 quilômetros da capital Fortaleza, e se define como “cria do Pronera”. Isso, porque ele tem toda a sua formação pelo Programa: desde 1999, quando cursou o ensino fundamental, passando por cursos do médio e superior, até a especialização. “É nosso papel transformar o espaço em que vivemos”, disse Ribamar.
 
Superintendente Roberto Gomes congratulou Ribamar da Silva, dizendo que ele é “um exemplo feliz e concreto do êxito do Pronera, que nos orgulha e nos exige a continuar trabalhando na direção de um país mais democrático e popular”, completou.
 
Pronera no Ceará
O Pronera existe há 17 anos e é executado no Ceará pelo Incra, em parceria com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de ensino superior, principalmente a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Movimento de Educação de Base (MEB). Atualmente, o Pronera está presente em quase todos os municípios cerenses, com cursos de ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação.
 
Ao todo, 2.199 pessoas estão sendo beneficiadas, sendo mais de mil deles participantes dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que aprendem a ler e escrever, além dos primeiros passos do ensino básico. Isso significa oportunidade do exercício pleno da cidadania, com maiores possibilidades de acesso a políticas públicas.
 
No ano passado, foi investido cerca de R$ 1 milhão em convênios que vigoram no ano de 2016. O objetivo é contribuir para a educação e profissionalização dos assentados, facilitando a permanência das famílias no meio rural.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário