quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Incra, MDA, prefeitura e assentados discutem melhoria no atendimento de maquinário do PAC 2 em Alagoas

Publicado dia 14/10/2015
 
A otimização do uso do maquinário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no atendimento a assentamentos do município de Joaquim Gomes foi o tema discutido em reunião, realizada no assentamento Serrana, com a presença de representantes dos assentados, do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
 
O encontro aconteceu, na sexta-feira (9), na casa da presidente de uma das associações de assentados, Maria Quitéria Saturnino.
 
Embora a maior parte do assentamento Serrana faça parte do município de União dos Palmares, os acessos principais estão dentro de Joaquim Gomes. 
 
A prefeita de Joaquim Gomes, Ana Genilda, ouviu as reivindicações apresentadas pelas diretorias das duas associações que representam os assentados e apresentou o cronograma de serviço das máquinas, incluindo caçambas, retroescavadeira e motoniveladora. Segundo a prefeita, “o plano de serviço já vem atendendo diversas propriedades na região, incluindo assentamentos, e vai chegar em breve a Serrana”.
 
O delegado do MDA em Alagoas, Estevão Oliveira, explicou que o uso do maquinário deve ser racional e com prioridade para a agricultura familiar. “É normal que, com as máquinas, a demanda aumente e, com ela, a pressão; mas é com diálogo e com organização que será possível otimizar o uso e atender a todos”, disse.
 
As máquinas foram adquiridas no âmbito da segunda etapa do PAC 2, doadas pelo MDA. A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca e melhorar as condições de convivência do Semiárido.
 
No município de Joaquim Gomes há oito assentamentos, todos vinculados ao Incra, que são: Camaçari, Fidel Castro, Pedra Talhada, Espírito Santo, Novo Horizonte, Filhos da Terra, Pé da Serra e São Caetano. Ao todo, 345 famílias dependem de estradas em boas condições para o transporte de pessoas e de alimentos. 
 
A maioria das estradas foi construída a partir de 2010, com recursos do Incra, após os efeitos das inundações que deixaram grande parte da população rural ilhada. As estradas feitas pelo Incra, com passagens molhadas e pontes, fazem a ligação de vários assentamentos e comunidades rurais com as BRS 104 e 101. “O importante agora é a manutenção, que tem sido feita pela Prefeitura e pode ter a ajuda do governo do estado”, esclareceu Marcos Bezerra, do setor de Infraestrutura do Incra em Alagoas.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário