quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Segurança alimentar e desenvolvimento agrário ganham destaque na Rússia


 0  0 
 
 
quinta-feira, 8 Outubro, 2015 - 15:45
Os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário dos cinco países que compõem o BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - se reúnem nesta sexta-feira (09), em Moscou, na Rússia. O grupo vai tratar de assuntos referentes à agricultura, desenvolvimento agrário e segurança alimentar, além de discutir suas agendas de cooperação e caminhos para iniciativas futuras.
Durante esta quarta (07) e quinta-feira (08), o grupo de trabalho de cooperação agrícola, que subsidia a reunião dos ministros, se reuniu para discutir os termos da declaração que deverá ser aprovada pelos ministros. De acordo com a chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Promoção Comercial (AIPC/MDA), Cristina Timponi, o Brasil, via MDA, está responsável por elaborar uma proposta de estratégia geral para assegurar o acesso à alimentação para o bloco, com especial atenção para populações vulneráveis.
Timponi explica que o BRICS é um bloco que historicamente se dedicou a discutir questões voltadas para as relações comerciais entre os países, entretanto ampliado os temas. “Desde o ano passado, por atuação do MDA, o grupo começou a tratar dos temas segurança alimentar e agricultura familiar. Então, é importante o MDA estar sempre presente nestes encontros, para garantir que, em mais um fórum internacional, tais assuntos estejam permanentemente em discussão e não apenas as relações comerciais”, afirma.
Encontros BRICS
Este é o quinto encontro dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário do bloco. O último foi realizado em março deste ano, em Brasília. O primeiro foi, também, em Moscou, em 2010. Já em 2011, os ministros voltaram a se reunir em Chengdu, na China, e em 2014, em Pretória, na África do Sul.

Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/seguran%C3%A7a-alimentar-e-desenvolvimento-agr%C3%A1rio-ganham-destaque-na-r%C3%BAssia#sthash.V97LkIGJ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário