sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Comunidade agroextrativista de Santarém (PA) realiza festival do cupuaçu e do açaí

Publicado dia 03/12/2015


A comunidade Santa Maria, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, em Santarém (PA), realizará, neste fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, a sexta edição do festival do cupuaçu e do açaí. Conhecido como Cupuçaí, o evento valoriza e destaca a importância socioeconômica desses produtos para a comunidade, além de ser uma alternativa de renda para os assentados.

“O desejo é mostrar para a sociedade o que a gente tem na comunidade e o potencial das atividades agrícolas que desenvolvemos”, ressalta o presidente da associação de moradores e trabalhadores rurais agroextrativistas de Santa Maria, Adailson Pereira da Mota.

Com apresentações artísticas e folclóricas – eleição da rainha do festival e carimbó -, o festival atrai o público de comunidades vizinhas, como Juá, Pajuçara, São Francisco do Carapanari, Cucurunã e São Braz, além de turistas, moradores da área urbana de Santarém e de outras localidades da região de rios e planalto do município.

Neste ano, a comunidade Santa Maria conta com o apoio de uma organização contratada pelo Incra para o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), a Consulte.

Após a realização de uma celebração eucarística, às 19h deste sábado, ocorrerá a solenidade de abertura, seguida de apresentações de danças folclóricas e desfile da rainha do evento. No domingo, a abertura das barracas será às 9h. A programação se estenderá por todo o dia.

Como chegar

A comunidade Santa Maria fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Santarém. O acesso se dá pela Rodovia Engenheiro Fernando Guilhon, seguindo pelo ramal Maria José (segunda entrada, à esquerda, depois da ponte do Juá, no sentido aeroporto).

Na entrada do ramal Maria José, já é possível ver uma faixa anunciando o festival Cupuçaí.

Como alternativa ao público interessado, há a linha de ônibus coletivo “Pajuçara-Santa Maria”, que realiza cinco viagens diárias. Aos sábados, o último ônibus sai da comunidade às 19h30. A associação dos assentados solicitou à empresa de ônibus a ampliação do número de itinerários no domingo (6). O pedido é para que o último ônibus saia da comunidade Santa Maria às 20h30.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/Oeste do Pará
(93) 3522-1192
ascom@sta.incra.gov.br
Blog: http://incraoestepara.wordpress.com
Galeria de imagens da reforma agrária: http://flickr.com/incraoestepara
Twitter : http://twitter.com/incraoestepara
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário