sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pronera forma mais uma turma de ensino médio no Rio Grande do Sul



Publicado dia 03/12/2015

Os 23 filhos e filhas de assentados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que integram a V Turma de Nível Médio Integrado com Técnico em Agropecuária, habilitação em Agroecologia, recebem, nesta sexta-feira (4), o diploma de conclusão do curso. A cerimônia de formatura será realizada no ginásio de esportes do assentamento Encruzilhada Natalino - Fase 4, localizado no município de Pontão (RS).

A turma foi iniciada em 2012, fruto de uma parceria do Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), com o Instituto Educar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF) – Campus Sertão. A metodologia é a da Pedagogia da Alternância, com o chamado Tempo Escola (aulas em sala) e o Tempo Comunidade, período no qual os alunos realizam atividades nos assentamentos.

Entre os alunos está Diego Risso, 18 anos, do assentamento Bela Vista, de Abelardo Luz (SC). “O agricultor tem que estar qualificado, capacitado para trabalhar no modelo de produção agroecológica”, diz ele, acrescentando que “é possível produzir comida sem veneno”.

“A formação é um instrumento a mais para estimular a permanência dos jovens no campo porque a agricultura é uma atividade complexa, que exige capacitação para ser sustentável”, comenta o coordenador do Pronera pelo Incra no Rio Grande do Sul, Walter Aragão.

Já Salete Campigotto, que coordena o setor de Educação do Instituto Educar, menciona que a instituição tem como objetivo a formação dos jovens para que possam, além de contribuir com um novo paradigma de agricultura, visando à produção de alimentos saudáveis, se sustentar no lote e ajudar com seus estudos no desenvolvimento dos assentamentos.

Sérgio Marcon dos Santos, assessor da área administrativa do Educar, ressalta a importância da parceria entre as três entidades para viabilizar a educação, lembrando que está em andamento a VI turma do curso.


Serviço:
O quê: Formatura da V Turma – Técnico em Agropecuária, Agroecologia
Dia: 04 de dezembro de 2015
Onde: Ginásio de Esportes do PA Encruzilhada Natalino - Fase 4 (Pontão-RS)


Assessoria de Comunicação Incra/RS
Telefone: (51) 3284-3311
E-mail: imprensa@poa.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário