sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Incra/CE promove seminário de articulação com o Serviço Florestal Brasileiro

Publicado dia 02/12/2015

O Incra no Ceará (Incra/CE) realizou, na segunda-feira (30/11), um seminário para discutir a execução de ações de manejo florestal de forma integrada com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Participaram representantes de empresas prestadoras de assistência técnica, que irão incorporar o manejo florestal como parte das atividades desenvolvidas nos assentamentos.

De acordo com o superintendente do Incra/CE, Roberto Gomes, “esses “encontros possibilitam menor probabilidade de erros, já que integram as políticas”.

No Ceará, há 66 planos de manejo que ocupam uma área de aproximadamente 35 mil hectares. Segundo técnicos, apesar de ser algo variável, em média, a área costuma ser dividida em 15 partes para a execução de um plano de manejo. Essas porções são chamadas de talhões. Para que o plano de manejo seja sustentável, deve-se explorar um talhão por ano.

O servidor do setor de Meio Ambiente do Incra/CE, Odilo Luna, destacou que os planos de manejo precisam ser vistos como os demais projetos dos assentamentos. Segundo ele, apresentam ótima oportunidade de negócio, com perspectiva de rentabilidade em curto prazo.

Já para a técnica do SFB Heloísa Nogueira, participante do encontro, é preciso desmistificar a ideia de que não há florestas no semiárido. “A caatinga é uma formação florestal”, afirmou. As espécies retêm água e entram em estado de latência durante longos períodos de estiagem, ganhando aspecto acinzentado, o que muitas vezes é confundido com a morte dos vegetais.

O seminário de aproximação com o SFB fortalece uma relação que vem sendo intensificada todos os anos. Durante o encontro, foi realizado um breve histórico dos planos de manejo, cabendo ao SFB identificar demandas.

Um dos principais desafios apontados pelos participantes do evento no sentido de garantir o sucesso dos planos de manejo é o combate ao corte ilegal de madeira. Para isso, foi identificada a necessidade de intensificar a fiscalização nas áreas de exploração, bem como a revisão de alguns pontos da legislação.


Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara 
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário