sábado, 19 de maio de 2012

BANANA PRATA NO CAPARAÓ, TRISTE REALIDADE.


No mês de maio do ano passado estava na região do Caparaó. Numa roda de conversa com alguns produtores falei que no município de Iconha, tradicional produtor de banana, os produtores que estavam vendendo para a alimentação escolar da Prefeitura, estavam conseguindo R$ 2,00 pelo quilo de banana.
Os produtores ficaram espantados com o valor.  Mas falei que nem todos conseguiam vender, porque a compra para a alimentação escolar não atingia todos produtores. Iconha tem uma produção anual de 30 mil toneladas. É muita banana.
Fui seguindo e falei que a parte da banana que era vendida para os intermediários ficava com preço bem menor. Durante um ou dois meses o preço era de R$ 1,00 o quilo, mas que na maior parte do ano o preço é menor, na faixa de R$0,75.
-E lá eles estão muito bem.
Agora quem ficou espantado fui eu, perguntei: mas eles estão muito bem recebendo um preço de R$ 0,75 por quilo de banana?
Tranquilamente o produtor me falou:
-Eu disse que estão bem é em relação a nós daqui do Iúna, nós recebemos do intermediário um preço de R$ 0,08 por quilo.
BANANA PRATA EM ICONHA, TRISTE REALIDADE.
BANANA PRATA NO CAPARAÓ, TRISTE REALIDADE PIORADA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário