terça-feira, 28 de agosto de 2012

Associação Brasileira de Ovinos lança livro com ensaio fotográfico inédito no mundo



Obra concebida pela ABCDorper retrata a enorme adaptabilidade das raças Dorper e White Dorper, fotografadas em diversas regiões do país
São Paulo, 28 de agosto de 2012 - A Associação Brasileira de Criadores Ovinos Dorper e White Dorper (ABCDorper) lança de forma pioneira no Brasil e no mundo, um ensaio fotográfico que demonstra por meio de imagens os fatores que fazem estas raças serem reconhecidas como as de maior potencial de produção de carne no mercado global. O livro "Dorper - A Raça na Ovinocultura Brasileira" possui 209 páginas ilustradas. Elas são fruto das lentes dos fotógrafos Graziela Gilioli, Fabio Castilho e Eduardo Rocha.

O objetivo da obra, de acordo com Antonio Castilho, presidente da ABCDorper, é retratar o sucesso da criação deste tipo de ovinos em diversos cenários, climas e ambientes de produção encontrados em um país de dimensões continentais como o Brasil. Os contrastes impressionantes entre as paisagens do sertão nordestino e os rincões do sul são apenas um exemplo das cenas documentadas.

"Decifrar o caminho da produção de proteína animal em um país do tamanho do nosso requer conhecimento das características morfológicas e fisiológicas dos animais, de novas técnicas e especialmente de estudo genético", afirma. "As imagens falam por si só na medida em que observamos o avanço histórico em adaptabilidade que conquistamos ao longo de mais de dez anos de trabalho com o desenvolvimento da genética pura adaptada para o Brasil e o cruzamento com as demais espécies nacionais".

Os ovinos Dorper e White Dorper são espécies desenvolvidas na África do Sul e têm se destacado no cenário mundial por serem extremamente resistentes, suportando desde temperaturas negativas até calor intenso.

"Todos buscavam o animal adequado para produzir carne de sabor diferenciado e acabamento na carcaça dentro das condições de alimentação e manejo regional, tempo de engorda e exigências de consumidores de cada estado. As raças Dorper e White Dorper são a solução para atender estas expectativas e isto está, claro, se refletindo em ganhos excelentes para os produtores brasileiros", complementa Castilho.

De acordo com ele, o livro consagra o grande capítulo que a ovinocultura vive hoje. "É um momento de celebração da difusão e eficiência na produção de proteína altamente qualificada no nosso país graças ao Dorper e ao White Dorper. Estes animais contam com o reconhecimento do mercado, que paga até 20% a mais no preço da carne frente às demais raças", finaliza.

SERVIÇO: 

"Dorper - A Raça na Ovinocultura Brasileira" 

Páginas: 209

Disponível no site: www.abcdorper.org.br e em livrarias de todo o país

Sobre a ABCDorper 
Associação Brasileira de Criadores Ovinos Dorper e White Dorper (ABCDorper) reúne mais de 300 criadores especializados divididos em cerca de 15 Núcleos Regionais que estão se estruturando para apoiar os produtores em diversas regiões do Brasil.

A ABCDorper tem um papel fundamental na estruturação da atividade em todo o país. A entidade estabelece regras, garante o equilíbrio na relação entre produtores, certifica os leilões, promove os cursos de especialização, forma profissionais, traz conhecimento e apoia o empreendedor.

Para saber mais acesse: www.abcdorper.org.br

ML&A Comunicações 
Ademir Morata | Elisa Rosar
ademir@mla.com.br / elisa@mla.com.br
(11) 3811-2820 R: 823 / 8330

Nenhum comentário:

Postar um comentário