segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Começa campanha por Tarifa Zero em SP


  10 DE AGOSTO DE 2012


Debate na USP reúne estudantes e intelectuais como Maria Rita Kehl e Vladmir Safatle. Objetivo é coletar 500 mil assinaturas e apresentar gratuidade como lei de iniciativa popular
São Paulo – O Movimento Passe Livre lançou quinta-feira (8/8), durante debate na USP, uma campanha para reunir 500 mil assinaturas neste ano, com o objetivo de apresentar à Câmara de São Paulo um projeto de lei de iniciativa popular que defende a gratuidade no transporte coletivo da capital.
Entre as principais reivindicações do movimento está a defesa pelo transporte público com financiamento público e o acesso universal por meio da tarifa zero nos transportes para todas as camadas da população.
Segundo o professor Vladimir Pinheiro Safatle, da USP, a mobilização em torno do financiamento do transporte pode mudar o atual modelo de tarifas. “São demandas que exigem que o estado pense de outra maneira seu processo de capitalização e financiamento para que ele possa garantir serviços públicos de qualidade para a extensão de toda a população”, disse.
Para a urbanista e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada Raquel Rolnik, a mobilidade é uma questão central para a garantia do direito à cidade.
“A definição da inserção territorial se dá parcialmente pelo lugar, mas basicamente pelo acesso ao lugar, o que depende da mobilidade. O processo decisório para os investimentos públicos da população sempre foi para um grupo restrito da sociedade privilegiando o espaço de circulação dos automóveis privados em detrimento aos investimentos do transporte público de qualidade”, afirmou.
Maiores detalhes sobre a campanha podem ser encontrados no site oficial do MPL. 
Leia também:
  1. Mobilidade Urbana: cidade dos EUA adota Tarifa Zero
  2. O Brasil urbano que o Censo começa a revelar
  3. Comissão da Verdade começa muito mal
  4. Brasil começa a debater possível contágio
  5. A comunicação argentina começa a mudar
  6. Cuba: começa debate sobre demissões; governo anuncia ramos para economia privada
  7. O financiamento público de campanha
  8. Lançada campanha pela reforma política
  9. Decola campanha nacional contra paraísos fiscais
  10. Tudo o que há por trás do Projeto Nova Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário