segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Concurso estadual elege os melhores queijos do Espírito Santo



Assessoria de Comunicação Incaper

Os laticínios Venda Nova, Sunny Day e Carnielli foram os primeiros colocados no II Concurso de Queijos do Espírito Santo, respectivamente nas categorias minas padrão, tipo minas (“meia cura”) e destaque especial. Também foram premiados com troféus os segundos e terceiros lugares de cada categoria. O evento de premiação aconteceu na noite deste sábado (11), durante a GranExpoES.

Além dos produtores dos queijos participantes, estiveram presentes na cerimônia o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o diretor-presidente em exercício do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Luiz Demoner, o gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani, o pesquisador da Epamig/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Adauto Lemos, entre outros.

O governador Renato Casagrande destacou o excelente trabalho que tem sido feito pelo segmento em todo o Estado. “A pecuária ocupa posição de destaque no cenário capixaba, registrando aumento da produção de leite. O concurso mostra que estamos no caminho certo e que os laticínios estão buscando, cada vez mais, agregar qualidades aos seus produtos”, disse.

Para o secretário Enio Bergoli, a produção de queijo agrega valor. “Esta é uma oportunidade de geração de renda, de grande importância para a economia dos municípios. O trabalho do Idaf, garantindo a proteção desses alimentos, e do Incaper, com a assistência técnica, é fundamental para consolidar esse mercado. Estamos felizes de termos, com o apoio da Epamig, treinado 20 profissionais no Estado, que atualmente estão aptos a participar como juízes de concursos de queijo em todo o país”, destacou o secretário.

O médico veterinário do Idaf, Alexandre Blois, da comissão organizadora do concurso, explica que nove juízes analisaram atributos como apresentação, cor, textura, consistência, entre outros. “Além de valorizar os produtores que, atendendo às normas, são devidamente registrados no serviço de inspeção oficial, o objetivo é alertar a população quanto à importância de consumir alimentos inspecionados, que não coloquem em risco a saúde humana. Um queijo produzido de forma clandestina, sem o serviço de inspeção, pode, por exemplo, causar toxinfecção alimentar, brucelose, entre outras doenças”, explica Blois.


Vencedores:

Queijo Minas Padrão

1º lugar – Laticínio Venda Nova – Venda Nova do Imigrante
2º lugar – Laticínio Sunny Day – Fundão
3º lugar – Produtos Adrià Agroindústria – Castelo

Queijo minas (“meia cura”)

1º lugar – Laticínio Sunny Day – Fundão
2º lugar – Laticínio Quejonzinho Meneghel – Alfredo Chaves
3º lugar – Laticínio Breda – Ibiraçu

Queijo destaque especial

1º lugar – Laticínio Carnielli – Venda Nova do Imigrante (queijo resteya sabor defumado)
2º lugar – Laticínio Capri Vida – Cachoeiro de Itapemirim (queijo tipo boursin de leite de cabra com zatta)
3º lugar – Laticínio Capri Vida – Cachoeiro de Itapemirim (queijo tipo boursin de leite de cabra com ervas finas)

Concurso

O II Concurso de Queijos do Espírito Santo foi organizado pelo Idaf, Incaper e pela Gerência Estadual de Pecuária, que integra a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário