segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Continente diz que lançamento de cápsulas de café para máquinas Nespresso é legal



O Continente garantiu esta sexta-feira que o lançamento da campanha de venda de cápsulas de café que diz serem compatíveis com as máquinas da Nespresso “está em conformidade com os direitos de propriedade intelectual previstos por lei”.
<p>A Nespresso diz que não autorizou o uso do seu nome por outras marcas</p>
O esclarecimento da cadeia de hipermercados da Sonae (dona do PÚBLICO) surge depois de a Nespresso dizer que não autorizou a utilização do seu nome em campanhas publicitárias de outras marcas de cápsulas de café.

Em causa está o lançamento no mercado de cápsulas de café do Continente com a referência de que são “compatíveis com as máquinas de café Nespresso”.

Em comunicado, o Continente esclarece que esta indicação “não carece de qualquer autorização, já que se trata de um uso de marca alheia com finalidade meramente indicativa”. E acrescenta que “optou por referir explicitamente” na campanha publicitária que a Nespresso é uma marca registada “pertencente a um terceiro alheio” ao Continente.

Sem se referir directamente à campanha do Continente, a Nespresso adiantou ontem 
não ter autorizado “o uso do seu nome por outras marcas”, confirmando apenas que “deu início a acções legais noutros mercados, de forma a defender aquilo que considera ser a sua propriedade industrial”.

Segundo o Continente, “a jurisprudência considera que o uso de uma marca registada, por um terceiro que não o seu titular, é lícito se for necessário para indicar o destino de um produto comercializado por esse terceiro; não leve a pensar que existe uma relação comercial entre o terceiro e o titular da marca; não afecte o valor ou deprecie a marca” e “desde que a apresentação do produto não constitua uma imitação do produto do titular da marca”.

Já a Nespresso disse ontem que só pode garantir “o perfeito funcionamento das suas máquinas” de café com as cápsulas da marca.

Um comentário:

  1. Olá, ainda bem... já não aguentava ter que ir às lojas e pagar o que se paga...
    Tenho uma máquina café Nespresso e já experimentei algumas cápsulas de café compatíveis que andam a vender por aí. Nem todas são boas como esperamos e as que mais gostei foram as da Bicafé.

    Encontrei-as à venda num supermercado mas depois vi na net neste site Comprarcafes.com

    Digam se tb gostaram depois

    ResponderExcluir