O Continente garantiu esta sexta-feira que o lançamento da campanha de venda de cápsulas de café que diz serem compatíveis com as máquinas da Nespresso “está em conformidade com os direitos de propriedade intelectual previstos por lei”.
O esclarecimento da cadeia de hipermercados da Sonae (dona do PÚBLICO) surge depois de a Nespresso dizer que não autorizou a utilização do seu nome em campanhas publicitárias de outras marcas de cápsulas de café.
Em causa está o lançamento no mercado de cápsulas de café do Continente com a referência de que são “compatíveis com as máquinas de café Nespresso”.
Em comunicado, o Continente esclarece que esta indicação “não carece de qualquer autorização, já que se trata de um uso de marca alheia com finalidade meramente indicativa”. E acrescenta que “optou por referir explicitamente” na campanha publicitária que a Nespresso é uma marca registada “pertencente a um terceiro alheio” ao Continente.
Sem se referir directamente à campanha do Continente, a Nespresso adiantou ontem não ter autorizado “o uso do seu nome por outras marcas”, confirmando apenas que “deu início a acções legais noutros mercados, de forma a defender aquilo que considera ser a sua propriedade industrial”.
Segundo o Continente, “a jurisprudência considera que o uso de uma marca registada, por um terceiro que não o seu titular, é lícito se for necessário para indicar o destino de um produto comercializado por esse terceiro; não leve a pensar que existe uma relação comercial entre o terceiro e o titular da marca; não afecte o valor ou deprecie a marca” e “desde que a apresentação do produto não constitua uma imitação do produto do titular da marca”.
Já a Nespresso disse ontem que só pode garantir “o perfeito funcionamento das suas máquinas” de café com as cápsulas da marca.
Em causa está o lançamento no mercado de cápsulas de café do Continente com a referência de que são “compatíveis com as máquinas de café Nespresso”.
Em comunicado, o Continente esclarece que esta indicação “não carece de qualquer autorização, já que se trata de um uso de marca alheia com finalidade meramente indicativa”. E acrescenta que “optou por referir explicitamente” na campanha publicitária que a Nespresso é uma marca registada “pertencente a um terceiro alheio” ao Continente.
Sem se referir directamente à campanha do Continente, a Nespresso adiantou ontem não ter autorizado “o uso do seu nome por outras marcas”, confirmando apenas que “deu início a acções legais noutros mercados, de forma a defender aquilo que considera ser a sua propriedade industrial”.
Segundo o Continente, “a jurisprudência considera que o uso de uma marca registada, por um terceiro que não o seu titular, é lícito se for necessário para indicar o destino de um produto comercializado por esse terceiro; não leve a pensar que existe uma relação comercial entre o terceiro e o titular da marca; não afecte o valor ou deprecie a marca” e “desde que a apresentação do produto não constitua uma imitação do produto do titular da marca”.
Já a Nespresso disse ontem que só pode garantir “o perfeito funcionamento das suas máquinas” de café com as cápsulas da marca.
Olá, ainda bem... já não aguentava ter que ir às lojas e pagar o que se paga...
ResponderExcluirTenho uma máquina café Nespresso e já experimentei algumas cápsulas de café compatíveis que andam a vender por aí. Nem todas são boas como esperamos e as que mais gostei foram as da Bicafé.
Encontrei-as à venda num supermercado mas depois vi na net neste site Comprarcafes.com
Digam se tb gostaram depois