quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cultivares de batata para aumentar a produtividade da agricultura familiar



Rusticidade, resistência a doenças e pouca exigência em insumos. Essas são as características das cultivares de batata Epagri 361 – Catucha, Cristal e BRS Ana, que estão sendo comercializadas pelo Escritório de Canoinhas, SC, da Embrapa Produtos e Mercado, Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A cultivar Catucha é destinada ao consumo de mesa e tem alto conteúdo de matéria seca e de açúcares redutores. Pode ser usada para elaboração de purês e outros pratos preparados com batata cozida. Para a produção, suas características principais são a resistência à requeima e à pinta preta. A cultivar tem ciclo médio (90 a 100 dias), boa tolerância à seca, além de alto potencial produtivo e estabilidade da produção.

Cristal destina-se ao consumo de mesa, tendo aptidão à fritura na forma de palitos e ao cozimento para elaboração de salada e outros pratos. Possui conteúdo médio de matéria seca e relativamente baixo de açúcares redutores. A cultivar possui alta resistência de campo à requeima e à pinta preta, apresenta tolerância moderada à seca e resistência a distúrbios fisiológicos. As plantas têm hábito de crescimento ereto. 

A batata BRS Ana é uma cultivar mais adequada a fritura à francesa, mas que pode ser utilizada também cozida para a elaboração de salada e purê. Face ao seu formato, tamanho dos tubérculos e ao alto teor de matéria seca, esta cultivar tem possibilidades de utilização no processamento industrial na forma de palitos pré-fritos congelados. Suas características agronômicas são ciclo médio tardio (110 dias) e bom aspecto vegetativo, podendo atingir boa cobertura de solo. Tem elevado potencial produtivo, com alta percentagem de tubérculos graúdos. Apresenta, ainda, menores exigências nutricionais e de água do que as cultivares mais plantadas, possibilitando reduzir custos e riscos de produção.

Por essas características, estas cultivares são excelentes opções de cultivo para a agricultura familiar e para a produção orgânica, segundo informou o gerente do Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado, Elcio Hirano. Para que os produtores estejam abastecidos com insumos para a produção de batata, a Embrapa Produtos e Mercado está disponibilizando, em seu Escritório de Negócios de Canoinhas, SC, mais de mil caixas de 30 kg de sementes das três cultivares, sendo 500 da Catucha, 130 da Cristal e 720 da BRS Ana para comercialização imediata. Para adquirir o produto, os interessados devem entrar em contato com Antonio César Bortoletto, responsável pelas vendas no escritório. Seus contatos são:

Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado
Telefone: (47) 3624-0127

Nenhum comentário:

Postar um comentário